XI "Conversas com História"

Regressou ao Ecomuseu de Barroso - espaço padre Fontes, o projeto de sucesso crescente "Conversas com História". O serão cultural do mês de março, orientado por José Dias Baptista, girou em torno da história e estórias das freguesias de Vilar de Perdizes, Meixide, Santo André e Solveira. Uma iniciativa que voltou a recolher elogios pela plateia. Orlando Alves, presidente do município de Montalegre, disse que «há conteúdo histórico que é importante transmitir aos mais novos e o assunto está nas mãos de quem o domina». O autarca referiu, ainda, que «há aqui uma diversidade que faz com que a assistência possa ser o mais eclética possível» porque «vão existir sempre oportunidades de se falar da freguesia de cada um». Esta décima primeira edição «falou das freguesias importantes que estão integradas nas sete honras de Barroso». As populações das freguesias «estiveram presentes, o que indica que há caminho para fazer, motivação para assistir e isso é cultura», rematou.

«VAMOS CORRER

TODO O CONCELHO»

José Dias Baptista, orientador destes serões culturais, confessou agrado com o resultado final. Entusiasmado, partilhou que gostou «muito, pois transmitimos notícias novas que a assembleia não conhecia». Assim, «temos como objetivo correr o concelho todo, com história para todos». O historiador de Barroso reforçou o convite para a participação de todos nestes serões e garantiu que, no final, todos «aprendem alguma coisa». Por fim, Nuno Rodrigues, em nome do Ecomuseu de Barroso, partilhou que «foi mais uma noite a falar das freguesias e estamos contentes pois esteve aqui muita gente». A plateia «deu contributos importantes sobre as suas aldeias e todos ficámos a conhecer um pouco mais de cada povoado», concluiu.

Notícias sobre União-de-Freguesias-de-Montalegre-e-Padroso

A exposição "Arte na Calçada" de Ernesto Matos e alguns amigos, irá realizar-se no Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre, entre o dia 15 de janeiro e o dia 14 de março de 2021.

É uma exposição que aborda a calçada portuguesa através de arte aplicada na própria pedra.

Sexta, Dezembro 18, 2020
Português, Portugal

O Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre, recebe, entre os dia 14 de fevereiro e 29 de março de 2020, a exposição "As caras do entrudo de Ourense" de José Manuel F. Sánchez. O artista plástico irá expor um conjunto de aguarelas dedicadas ao entrudo, que você não poderá perder.

Sexta, Fevereiro 14, 2020
Português, Portugal

O Ecomuseu de Barroso – espaço padre Fontes acolhe, até 14 de dezembro, uma exposição coletiva de fotografia. Denominada “Barroso”, esta mostra é da autoria de Lumbudus, Associação de Fotografia e Gravura e estes registos de Barroso prometem surpreender os visitantes.

Domingo, Novembro 23, 2014
Data Fim:
Domingo, Dezembro 14, 2014
Português, Portugal

É com um prazer enorme que o Ecomuseu de Barroso apresenta aos seus visitantes a exposição  "Barroso: memórias e sonhos" da artista barrosã Amélia Santos.

Quarta, Junho 16, 2021
Português, Portugal

O Ecomuseu de Barroso tem o prazer de anunciar uma exposição com trabalhos da ilustradora Marta Nunes, intitulada "Churra".

A exposição é dedicada ao ciclo da lã e poderá ser vista entre o dia 8 de janeiro e o dia 7 de março de 2021.

Quarta, Dezembro 30, 2020
Português, Portugal

"Desenhos a preto em tempo de pandemia" é um conjunto de obras de Ana Justo, que retratam as suas inquietações nos tempos que correm.

Segunda, Agosto 30, 2021
Português, Portugal

O Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre, irá ter patente, entre 21 de maio e 18 de julho de 2021, uma exposição de fotografias de Mário Cunha, intitulada "Entre relevos e brumas - Serra do Gerês" que, como o próprio nome indica, nos irá transportar para as paisagens do Gerês

Quinta, Abril 29, 2021
Português, Portugal

Depois das exposições "Os Esquesitóides invadem o museu" e "Esquesitóides e outros aguaceiros", eis que surge "Esquesitóides e os parentes afastados", uma exposição com trabalhos de Bárbara Celina que estará patente no Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre, até ao dia 29 de março.
Visite-nos!

Sábado, Fevereiro 1, 2020
Português, Portugal

O Ecomuseu de Barroso - espaço padre Fontes apresenta, entre 28 de maio e 19 de agosto de 2018, uma exposição de fotografias a preto e branco da autoria de Gérard Fourel, intitulada "Gentes de Barroso"