Agenda Cultural

"Esquesitóides e os parentes afastados"

25/03/2021

"Esquesitóides e os parentes afastados"
A exposição "Esquesitóides e os parentes afastados" da barrosã Bárbara Celina, vai estar patente no Ecomuseu de Barroso - Museu Rural, em Boticas.
Depois de ter passado pelo Espaço Padre Fontes, em Montalegre e pela Casa do Capitão, em Salto, os "esquesitóides" vão agora visitar o concelho irmão.
A exposição poderá ser vista de 6 de abril a 4 de junho de 2021.
A entrada é gratuita, não falte!

Queima do Judas 2021

03/03/2021

A crise pandémica veio-nos condicionar na forma como celebramos as nossas tradições. Tivemos de adaptar todas elas a esta situação. A tradicional Queima do Judas também teve de ser alterada. O município de Montalegre e o Ecomuseu de Barroso decidiram criar, através de um concurso aberto às associações do concelho, uma exposição pelas ruas da vila de Montalegre que será complementada com uma representação teatral via online. A sessão será transmitida pelo Facebook do município na noite do dia 3 de abril. Os interessados devem proceder à respetiva inscrição até 8 de março. 

"Churra", de Marta Nunes

30/12/2020

O Ecomuseu de Barroso tem o prazer de anunciar uma exposição com trabalhos da ilustradora Marta Nunes, intitulada "Churra". 

A exposição é dedicada ao ciclo da lã e poderá ser vista entre o dia 8 de janeiro e o dia 7 de março de 2021.

Aguardamos a sua visita de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A entrada é gratuita.

"Arte na Calçada"

18/12/2020

A exposição "Arte na Claçada" de Ernesto Matos e alguns amigos, irá realizar-se no Ecomuseu de Barroso - Espaço PadreFontes, em Montalegre, entre o dia 15 de janeiro e o dia 14 de março de 2021.

É uma exposição que aborda a calçada portuguesa através de arte aplicada na própria pedra. 

Uma exposição a não perder, para começar bem o ano.

"Olhar Barroso II", exposição em Fafião

A exposição "Olhar Barroso: Parque Nacional da Peneda-Gerês, reserva da biosfera" resultante do concurso de fotografia com o mesmo nome, irá estar patente no Ecomuseu de Barroso - Vezeira e a Serra, em Fafião, a partir do dia 1 de novembro, domingo. 

A mesma exposição encontra-se, até ao dia 25 de outubro, na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre. 

Relembramos que o Ecomuseu de Barroso - Vezeira e a Serra se localiza em Fafião (Cabril) e abre de quarta-feira a domingo das 09h00 às12h30 e das 14h00 às 17h00 e a entrada é gratuita.

Visite, não se vai arrepender!

"Olhares Secretos" de Carlos Pontes

Depois de passar pelos pólos do Ecomuseu de Barroso de Montalegre e de Fafião, a exposição "Olhares Secretos" do fotógrafo Carlos Pontes, irá estar patente no Ecomuseu de Barroso - Centro Interpretativo das Minas da Borralha a partir do dia 31 de Outubro. 

Relembramos que o pólo do Ecomuseu de Barroso - Centro Interpretativo das Minas da Borralha abre de terça a domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e a entrada é gratuita.

Visite, não se vai arrepender!

Exposição "Olhar Barroso" em Boticas

O Ecomuseu de Barroso - Museu Rural, em Boticas, recebe no seu espaço a exposição "Olhar Barroso", entre 21 de julho e 25 de setembro de 2020.

Esta exposição de resultou da primeira edição do concurso de fotografia com o mesmo nome, "Olhar Barroso", que decorreu no ano de 2018.

Visite, não se vai arrepender!

Alma Mater

No dia do 80º aniversário do Padre Fontes (22 de fevereiro de 2020), o Ecomuseu de Barroso inaugurou a exposição permanente Alma Mater. Trata-se de uma visão biográfica que acompanha o trajeto de vida do mais importante e estimado barrosão do nosso tempo. O projeto tem como objetivo dar a conhecer a figura ímpar de António Lourenço Fontes. A vertente humana e religiosa, a veia jornalística e literária, bem como o seu trabalho antropológico e etnográfico entrecruza-se de forma subtil, desvendado um homem que é, essencialmente, um provocador e um agitador de consciências.