Agenda Cultural

"Outro ponto de vista" de João Flambó

05/05/2021

O Ecomuseu de Barroso tem o prazer de anunciar a exposição de fotografias de um "filho da terra": João Flambó. Um jovem barrosão com uma veia criativa muito interessante. 

Nesta exposição, intitulada "Outro ponto de vista", poderemos ver coisas simples do nosso dia-a-dia ao pormenor, ou então vistas de um modo diferente do qual estamos habituados a ver. 

Não perca de 14 de maio a 17 de julho de 2021, no Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre, junto ao Castelo.

"Entre relevos e brumas - Serra do Gerês", Mário Cunha

29/04/2021

O Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre, irá ter patente, entre 21 de maio e 18 de julho de 2021, uma exposição de fotografias de Mário Cunha, intitulada "Entre relevos e brumas - Serra do Gerês" que, como o próprio nome indica, nos irá transportar para as paisagens do Gerês, poderá contar com imagens belíssimas e únicas. Visite-nos e encante-se com o talento de Mário Cunha. 

Relembramos que a entrada é gratuita e que só encerramos à segunda-feira. 

"O Futuro do Burel" DIMS21

13/04/2021

"O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de Abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objectivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua protecção e valorização. Celebrando o património nacional, comemoramos também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.

 

"Esquesitóides e os parentes afastados"

25/03/2021

"Esquesitóides e os parentes afastados"
A exposição "Esquesitóides e os parentes afastados" da barrosã Bárbara Celina, vai estar patente no Ecomuseu de Barroso - Museu Rural, em Boticas.
Depois de ter passado pelo Espaço Padre Fontes, em Montalegre e pela Casa do Capitão, em Salto, os "esquesitóides" vão agora visitar o concelho irmão.
A exposição poderá ser vista de 6 de abril a 4 de junho de 2021.
A entrada é gratuita, não falte!

"Churra", de Marta Nunes

30/12/2020

O Ecomuseu de Barroso tem o prazer de anunciar uma exposição com trabalhos da ilustradora Marta Nunes, intitulada "Churra". 

A exposição é dedicada ao ciclo da lã e poderá ser vista entre o dia 8 de janeiro e o dia 7 de março de 2021.

Aguardamos a sua visita de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A entrada é gratuita.

"Arte na Calçada"

18/12/2020

A exposição "Arte na Claçada" de Ernesto Matos e alguns amigos, irá realizar-se no Ecomuseu de Barroso - Espaço PadreFontes, em Montalegre, entre o dia 15 de janeiro e o dia 14 de março de 2021.

É uma exposição que aborda a calçada portuguesa através de arte aplicada na própria pedra. 

Uma exposição a não perder, para começar bem o ano.

"Olhar Barroso II", exposição em Fafião

A exposição "Olhar Barroso: Parque Nacional da Peneda-Gerês, reserva da biosfera" resultante do concurso de fotografia com o mesmo nome, irá estar patente no Ecomuseu de Barroso - Vezeira e a Serra, em Fafião, a partir do dia 1 de novembro, domingo. 

A mesma exposição encontra-se, até ao dia 25 de outubro, na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre. 

Relembramos que o Ecomuseu de Barroso - Vezeira e a Serra se localiza em Fafião (Cabril) e abre de quarta-feira a domingo das 09h00 às12h30 e das 14h00 às 17h00 e a entrada é gratuita.

Visite, não se vai arrepender!

"Olhares Secretos" de Carlos Pontes

Depois de passar pelos pólos do Ecomuseu de Barroso de Montalegre e de Fafião, a exposição "Olhares Secretos" do fotógrafo Carlos Pontes, irá estar patente no Ecomuseu de Barroso - Centro Interpretativo das Minas da Borralha a partir do dia 31 de Outubro. 

Relembramos que o pólo do Ecomuseu de Barroso - Centro Interpretativo das Minas da Borralha abre de terça a domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e a entrada é gratuita.

Visite, não se vai arrepender!

Alma Mater

No dia do 80º aniversário do Padre Fontes (22 de fevereiro de 2020), o Ecomuseu de Barroso inaugurou a exposição permanente Alma Mater. Trata-se de uma visão biográfica que acompanha o trajeto de vida do mais importante e estimado barrosão do nosso tempo. O projeto tem como objetivo dar a conhecer a figura ímpar de António Lourenço Fontes. A vertente humana e religiosa, a veia jornalística e literária, bem como o seu trabalho antropológico e etnográfico entrecruza-se de forma subtil, desvendado um homem que é, essencialmente, um provocador e um agitador de consciências.