Agenda Cultural

X Troféu BTT "Acácio da Silva"

25/05/2022 até 04/07/2022

Está de volta a 10ª edição do troféu BTT "Acácio da Silva" a 3 de julho.

Este ano o evento celebra uma década a render homenagem a um "filho da terra" de renome internacional.

A prova conta para o Campeonato Regional de XCM da Associação Regional de Ciclismo de Vila Real (ARCVR); apuramento do Campeão Regional de XCM da ARCVM e para a 5.ª prova da Taça Regional de XCM da ARCVR. O trajeto inclui dois percursos: Maratona (70 km) e Meia Maratona (50 km).

Em breve iremos disponibilizar o link para inscrição. 

 

"Duas Sementes", de Paula Oliveira

07/05/2022

O Ecomuseu de Barroso tem o prazer de anunciar a exposição "Duas Sementes", de Paula Oliveira.

A exposição estará patente entre os dias 10 de junho e 15 de agosto de 2022. Com o aproximar da sua abertura iremos trazer mais novidades: é uma exposição de desenhos? De pintura? De fotografias? Fique atento às novidades, achamos que vai gostar!

Marque na agenda: 10 de junho, no Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre!

Carrilheiras de Barroso 2022

22/04/2022

Cinco anos volvidos, estão de volta as Carrilheiras de Barroso, evento de referência na promoção do património natural e cultural do concelho de Montalegre. Dois dias de puro contacto com a mãe natureza onde os participantes podem desfrutar de percursos pedestres já implementados, contactar com a rica biodiversidade local e conhecer os usos e costumes das aldeias do território barrosão.

O evento acontece no fim de semana de 21 e 22 de maio.

"Luz Transmontana - paisagens e naturezas mortas de Carlos Ranna e Aluízio Loureiro"

06/04/2022

O Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre, irá ter patente a exposição "Luz Transmontana - paisagens e naturezas mortas de Carlos Ranna e Aluízio Loureiro" de 22 de abril a 26 de junho de 2022.

Relembramos que a entrada no museu é gratuita e que estamos abertos ao público todos os dias das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Visite-nos, temos todo o gosto em o receber!

"Olhares Secretos" de Carlos Pontes, em Pitões das Júnias

17/02/2022

A exposição "Olhares Secretos" do fotógrafo Carlos Pontes volta a estar exposta, desta vez no Ecomuseu de Barroso - Corte do Boi, em Pitões das Júnias, Montalegre.
Poderá ser vista a partir do dia 26 de fevereiro de 2022.
Pode visitar o trabalho do artista aqui e, assim, perceber porque é que não pode perder esta exposição única!

Parapente - Open Ibérico Cross

17/02/2022

Realiza-se, na Serra do Larouco, concelho de Montalegre, mais uma prova de parapente intitulada "Open Ibérico Cross".

Este evento decorre de 3 a 9 de julho de 2022. Trata-se da segunda etapa, sendo a primeira o Campeonato Parapente Larouco que decorre entre 6 e 9 de Julho.
O número máximo de participantes nesta competição ronda os 140 pilotos (mais 5 Wild cards). A prova, organizada pela empresa Land For, é apoiada pelo Município de Montalegre.

Parapente - Campeonato Ibérico de Precisão

17/02/2022

Parapente - Campeonato Ibérico de Precisão
A Serra do Larouco recebe, de 12 a 14 de agosto, mais um Campeonato Ibérico de Precisão, evento promovido pela Land For em parceria com o Município de Montalegre. O número máximo de participantes nesta competição aponta para 60 pilotos (5 Wild cards).
A pré-inscrição dos pilotos é obrigatória até ao dia 1 de julho.

"Entre Relevos e Brumas: Serra do Gerês", Mário Cunha

07/02/2022

A exposição de fotografia "Entre Relevos e Brumas: Serra do Gerês" de Mário Cunha vai estar patente, a partir do dia 8 de fevereiro de 2022, no Ecomuseu de Barroso - Centro Interpretativo das Minas da Borralha.

Esta exposição já passou pelos polos do Ecomuseu de Barroso de Montalegre e de Fafião. Aconselhamos a quem ainda não teve a oportunidade de a ver que o faça, pois esta exposição reúne um conjunto de fotografias de natureza muito interessantes.

Alma Mater

No dia do 80º aniversário do Padre Fontes (22 de fevereiro de 2020), o Ecomuseu de Barroso inaugurou a exposição permanente Alma Mater. Trata-se de uma visão biográfica que acompanha o trajeto de vida do mais importante e estimado barrosão do nosso tempo. O projeto tem como objetivo dar a conhecer a figura ímpar de António Lourenço Fontes. A vertente humana e religiosa, a veia jornalística e literária, bem como o seu trabalho antropológico e etnográfico entrecruza-se de forma subtil, desvendado um homem que é, essencialmente, um provocador e um agitador de consciências.