Agenda Cultural

Dia da Criança, concurso

13/03/2024

O Ecomuseu de Barroso, tal como em anos anteriores, vem desafiar todas as crianças a participar num concurso de desenho, pintura, poesia ou outra forma de arte intitulado “Ser criança é…”

Este concurso destina-se a crianças entre os 3 e os 14 anos de idade.

Para participar deverás entregar, até ao dia 24 de maio de 2024, um desenho, pintura, poesia (ou outra forma de arte que desejes) no polo do Ecomuseu de Barroso mais perto da tua área de residência.

Mostra de artesanato de Elizabete Anjos

04/03/2024

Mostra de artesanato de Elizabete Anjos poderá ser vista a partir do dia 19 de março até 21 de abril de 2024, Dia do Artesão, na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre.

"Elisabete Anjos, natural de Montalegre, residente em Salto, rendeu-se aos encantos da Pirogravura. Conta 3 anos nesta arte.

Com a exigência de mão firme e paciência, alia-se à intensidade do traço e temperaturas do seu Pirógrafo, com carinho e dedicação cria suas obras e peças de madeira.

"Máscaras com reutilização de materiais", de O Atelier.bc

25/01/2024

O Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre, irá ter patente  - de 5 de fevereiro a 18 de março - uma mostra de arte dos alunos d' O Atelier.bc.

Durante o mês de janeiro n' O Atelier.bc as aulas foram dedicadas à realização de máscaras, reaproveitando materiais do dia a dia, realçando assim a importância de, antes de se reciclar um material, se pensar em lhe dar uma nova vida. 

"The Misfits: before and beyond", Beeniórs The Artist's

22/01/2024

O Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre, irá receber a exposição "The Misfits: before and beyond" da autoria de Beeniórs The Artist's.

A exposição poderá ser vista de 10 de fevereiro a 14 de abril de 2024.

Relembramos que a entrada é gratuita.

Minas da Borralha: passado e presente

15/01/2024

A exposição de fotografia "Minas da Borralha: passado e presente" irá estar patente no Ecomuseu de Barroso - Centro Interpretativo das Minas da Borralha de 1 de fevereiro a 30 de maio de 2024.

Esta exposição, que será composta por 18 fotografias, pretende fazer uma comparação entre o passado e o presente, destacando vários pontos de interesse da aldeia mineira.

Visite-nos, a entrada é gratuita.

Alma Mater

No dia do 80º aniversário do Padre Fontes (22 de fevereiro de 2020), o Ecomuseu de Barroso inaugurou a exposição permanente Alma Mater. Trata-se de uma visão biográfica que acompanha o trajeto de vida do mais importante e estimado barrosão do nosso tempo. O projeto tem como objetivo dar a conhecer a figura ímpar de António Lourenço Fontes. A vertente humana e religiosa, a veia jornalística e literária, bem como o seu trabalho antropológico e etnográfico entrecruza-se de forma subtil, desvendado um homem que é, essencialmente, um provocador e um agitador de consciências.