União das Freguesias de Viade de Baixo e Fervidelas

fervidelas
Viade de Baixo

A freguesia de Santa Maria de Viade orgulha-se do seu passado glorioso, de que restam vestígios notórios, às vezes, de muito difícil estudo por ausência total de documentos. Referimo-nos ao bonito solar dos Queridos no qual sobressai uma impressionante pedra de armas, dos Barrosos e Mouras, e a extinta capela de Santa Rita. A dificuldade de retirar da obscura poeira dos tempos a verdadeira história destes e doutros monumentos conduz à propagação do rosário de lendas que a tal respeito se contam.


O vale do Regavão, que bordeja a freguesia pelo sul e nascente, dá passagem à via prima, aqui assinalada por um miliário gigante que depois se transformou na cruz de Leiranque. Não longe desse local houve um pisão – que passou a topónimo da barragem e mais acima a antiquíssima Vila de Mel, provavelmente a primeira “statio” (São Vicente da Chã seria a segunda ) entre as cidades de “Praesidium” e “Caladunum” – “mansiones” da dita via imperial. Aí, ainda se pode ver a necrópole cujas sepulturas abertas num granitoide muito mole e areento se vão esboroando com a erosão eólica e aquática. Urge acudir-lhes. Doutras eras mais recentes temos imensas notícias que dariam para grossos volumes.

Fervidelas

Ao redor do altar onde veneram o Santinho que foi peregrino de bordão, chapéu e cabacinha, Fervidelas abriga-se por trás do Oural, do frígido vento castelhano. A par de Cambeses é a freguesia mais alta de toda a montanha inter-fluvial.

Apesar de se ter tornado independente há vários séculos, andou sempre anexada à sua vizinha Santa Maria de Viade por ser demasiado pequena em território e populações.
Vale a pena percorrer os seus caminhos de montanha para admirar a cascata e o “castelo” de penedos empoleirados bem como o Monte Oural que traz com ele o nome quanto à riqueza de paisagens que dali se vislumbram.

Área: 48.3 km2
Densidade Populacional: 17.4 hab/km2
População Presente: 750
Orago: Santa Maria(Viade de Baixo) e São Tiago(Fervidelas)
 
Pontos turísticos:

  • Albufeira de Pisões, Solar dos Queridos, Marco Miliário, Igreja (Viade de Baixo)
  • Cascata e castelo(Fervidelas).

 
Lugares da Freguesia: (12) Antigo, Brandim, Friães, Parafita, Pisões, Telhado, Viade de Baixo e Viade de Cima, Lama da Missa, Castelo, Fervidelas e Lamas.
 
Morada:
União de Freguesias de Viade de Baixo e Fervidelas
Largo da Seara, n.º 1
5470-528 Viade de Baixo - Montalegre
Telefone/Fax:  276 555 236
Email: [email protected] 
Website: www.viadebaixo.pt