Agenda Cultural

"António Moutinho - visão nostálgica de Barroso e Chaves"

22/01/2026

O Ecomuseu de Barroso tem o prazer de comunicar aos seus visitantes a abertura da exposição "António Moutinho - visão nostálgica de Barroso e Chaves".

No dia 6 de fevereiro, sexta-feira, pelas 16h00, junte-se a nós na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre, para celebrarmos a vida e obra deste artista autodidata nascido em Sarraquinhos, concelho de Montalegre.

"Minas da Borralha: o último turno"

22/01/2026

A exposição "Minas da Borralha: o último turno", irá estar patente de 14 de janeiro a 30 de abril de 2026 no Ecomuseu de Barroso - Centro Interpretativo das Minas da Borralha.

Pretende-se, nestes 40 anos após o fecho da mina, abordar este acontecimento e provocar a reflexão sobre os impactos social, económico e humano deste encerramento.
A partir de diversos testemunhos, documentos e objetos, esta exposição procura dar voz a quem viveu o ‘último turno’.

Visite.

"tivestes saudades minhas?" de Bárbara Celina

22/01/2026

"tivestes saudades minhas?", uma exposição de Bárbara Celina, patente, de 17 de janeiro a 15 de março de 2026, no Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre.

Visite!

Alma Mater

No dia do 80º aniversário do Padre Fontes (22 de fevereiro de 2020), o Ecomuseu de Barroso inaugurou a exposição permanente Alma Mater. Trata-se de uma visão biográfica que acompanha o trajeto de vida do mais importante e estimado barrosão do nosso tempo. O projeto tem como objetivo dar a conhecer a figura ímpar de António Lourenço Fontes. A vertente humana e religiosa, a veia jornalística e literária, bem como o seu trabalho antropológico e etnográfico entrecruza-se de forma subtil, desvendado um homem que é, essencialmente, um provocador e um agitador de consciências.