Mostra de artesanato de Elizabete Anjos

Segunda, Março 4, 2024

Mostra de artesanato de Elizabete Anjos poderá ser vista a partir do dia 19 de março até 21 de abril de 2024, Dia do Artesão, na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre.

"Elisabete Anjos, natural de Montalegre, residente em Salto, rendeu-se aos encantos da Pirogravura. Conta 3 anos nesta arte.

Com a exigência de mão firme e paciência, alia-se à intensidade do traço e temperaturas do seu Pirógrafo, com carinho e dedicação cria suas obras e peças de madeira.

Artista autodidata, tem como objetivo, entre feiras de artesanato, oficinas e demonstrações de arte, enriquecer e melhorar cada trabalho seu e, principalmente, dar a conhecer e mostrar a beleza da arte de Pirogravura.

Elisabete Anjos conquista, por dois anos consecutivos (2022/2023) o Certificado de Mérito Artístico Internacional Luxembourg Art Prize com a arte da Pirogravura.

 

A Pirogravura está ligada à história do fogo. Arte de desenhar ou gravar com uma ponta de metal incandescente.

A palavra Pirogravura (ou pirografia) é de origem grega, significando “escrita a fogo”. Acredita-se, segundo estudos, que foi das primeiras manifestações artísticas humana, devido ao descobrimento do fogo.

A grande revolução desta arte ocorre na idade dos metais com a criação de ferramentas metálicas (Idade Média). Na Europa, por volta de 1600, nas tavernas os homens utilizavam uma ferramenta de ferro que depois de aquecida em brasa (nas lareiras) era usada para gravar decorações em mesas e paredes de madeira.

Com o surgir da eletricidade, o trabalho do artista pirogravador fica mais facilitado, em 1916 nasce a primeira patente para o “Hot Point Pen” – “caneta de ponta quente”. Este aparelho apropriado para a arte de pirogravura chama-se Pirógrafo.

Pirogravura, arte decorativa, fascinaste… que acabou por cativar a artesã Elisabete Anjos".