"A Preto e Branco" de António Alijó

14/10/2022

O artista plástico António Alijó volta a expor a sua arte na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre.

A exposição , intitulada "A Preto e Branco", irá estar patente entre o dia 18 de novembro de 2022 e o dia 22 de janeiro de 2023.

Relembramos que estamos abertos todos os dias e que a entrada é gratuita.

Visite-nos!

Exposições na Casa do Capitão, Salto

14/10/2022

O Ecomuseu de Barroso - Casa do Capitão (Salto) inaugura no dia 15 de outubro, pelas 15h30, duas exposições: "Serrinhas e Serranchins", coleção do Ecomuseu de Barroso e "Trabalhos do Campo" de Mercedes Vázquez Saavedra.

As exposições irão estar patentes até ao dia 15 de janeiro de 2023.

Relembramos que as visitas são gratuitas.

Visite-nos!

“Ouro Negro: O Lado Humano”

06/09/2022

É inaugurada, no dia 9 de setembro, no Ecomuseu de Barroso - Centro Interpretativo das Minas da Borralha, a exposição “Ouro Negro: O Lado Humano”.
Nesta exposição, que se trata de uma pequena seleção aleatória de algumas dezenas de fichas de trabalhadores, poderá ver alguns rostos que fizeram parte da história da mina e da aldeia das Minas da Borralha.

Visite-nos.
Estamos abertos todos os dias das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Alma Mater

No dia do 80º aniversário do Padre Fontes (22 de fevereiro de 2020), o Ecomuseu de Barroso inaugurou a exposição permanente Alma Mater. Trata-se de uma visão biográfica que acompanha o trajeto de vida do mais importante e estimado barrosão do nosso tempo. O projeto tem como objetivo dar a conhecer a figura ímpar de António Lourenço Fontes. A vertente humana e religiosa, a veia jornalística e literária, bem como o seu trabalho antropológico e etnográfico entrecruza-se de forma subtil, desvendado um homem que é, essencialmente, um provocador e um agitador de consciências.