Agenda Cultural

Congresso de Medicina Popular, Vilar de Perdizes

02/08/2022

Vilar de Perdizes volta a acolher mais uma edição do Congresso de Medicina Popular, evento âncora do concelho de Montalegre que continua a gravitar em torno da figura do carismático padre Fontes. Um cartaz organizado pela Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes, em parceria com o Município de Montalegre/Ecomuseu de Barroso, a ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e a Junta de Freguesia de Vilar de Perdizes e Meixide.

"Montalegre, Pequeno Grande Mundo" de Artur Pastor

17/07/2022

Exposição fotográfica de Artur Pastor "Montalegre, Pequeno Grande Mundo" patente no Ecomuseu de Barroso – Espaço Padre Fontes a partir de 22 de julho.

No próximo dia 22 de julho o Ecomuseu de Barroso-Espaço Padre Fontes, com o apoio do Arquivo Municipal de Lisboa inaugura a exposição temporária de fotografia de Artur Pastor "Montalegre, Pequeno grande mundo".

"Barroso: memórias e sonhos", Amélia Santos em Salto

29/06/2022

Depois de passar pelos polos do Ecomuseu de Barroso de Montalegre (Espaço Padre Fontes) e Boticas (Museu Rural), a exposição "Barroso: memórias e sonhos" da artista Barrosã Amélia Santos, vai estar patente no polo de Salto (Casa do Capitão).

Esta exposição reúne um conjunto de quadros pintados com óleo sobre tela. A temática é o Barroso com as suas cenas do quotidiano, algumas mais antigas outras ainda bem presentes no nosso dia a dia.

"Mexe-te nas Férias" | Verão 2022

21/06/2022

Está de regresso o projeto "Mexe-te nas Férias", este ano com o atrativo de também apresentar atividades dirigidas a crianças dos 3 aos 6 anos. As inscrições estão abertas para uma iniciativa que irá percorrer os meses de julho e agosto.

"Minas da Borralha - fragmentos da memória"

07/06/2022

O Ecomuseu de Barroso - Centro Interpretativo das Minas da Borralha vai ter patente, de 10 de junho a 31 de agosto, a exposição de fotografias "Minas da Borralha - fragmentos da memória".

Não deixe de visitar. O espaço está aberto todos os dias das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e a entrada é gratuita.

"Duas Sementes", de Paula Oliveira

07/05/2022

O Ecomuseu de Barroso tem o prazer de anunciar a exposição "Duas Sementes", de Paula Oliveira.

A exposição estará patente entre os dias 18 de junho e 15 de agosto de 2022. Com o aproximar da sua abertura iremos trazer mais novidades: é uma exposição de desenhos? De pintura? De fotografias? Fique atento às novidades, achamos que vai gostar!

Marque na agenda: 18 de junho, no Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre!

Parapente - Campeonato Ibérico de Precisão

17/02/2022

Parapente - Campeonato Ibérico de Precisão
A Serra do Larouco recebe, de 12 a 14 de agosto, mais um Campeonato Ibérico de Precisão, evento promovido pela Land For em parceria com o Município de Montalegre. O número máximo de participantes nesta competição aponta para 60 pilotos (5 Wild cards).
A pré-inscrição dos pilotos é obrigatória até ao dia 1 de julho.

Alma Mater

No dia do 80º aniversário do Padre Fontes (22 de fevereiro de 2020), o Ecomuseu de Barroso inaugurou a exposição permanente Alma Mater. Trata-se de uma visão biográfica que acompanha o trajeto de vida do mais importante e estimado barrosão do nosso tempo. O projeto tem como objetivo dar a conhecer a figura ímpar de António Lourenço Fontes. A vertente humana e religiosa, a veia jornalística e literária, bem como o seu trabalho antropológico e etnográfico entrecruza-se de forma subtil, desvendado um homem que é, essencialmente, um provocador e um agitador de consciências.