Ecomuseu de Barroso - Museu Rural

O Museu Rural de Boticas é um dos polos constituintes deste projeto comum do Barroso, que abarca os concelhos de Boticas e Montalegre.
Nele se ilustram as interações do ser humano com o território que na atualidade constitui o concelho de Boticas e as vivências espirituais que foram marcando e orientando os ocupantes do território.
O conceito, que serve de base à exposição, é precisamente a estreita relação entre a experiência física e a espiritual dos sucessivos habitantes do concelho, que lhes confere identidade e singularidade e foi configurando o território até atingir a estrutura que tem no tempo presente.
Este polo encontra-se instalado numa antiga unidade agrária que integrava uma casa de tipo senhorial de arquitetura simples, composta por três pisos. Neste espaço, estão patentes as temáticas das vivências do território, da importância vital da água e das vivências do corpo e do espírito: a terra e a água como elementos de subsistência, destacando-se a singularidade da "mesinha de S. Sebastião". Separado por um pátio, existe uma adega com lagar onde funciona uma loja de venda de artesanato e produtos locais Outrora, era neste local que se guardavam os víveres: o mel, a batata, o centeio e o "vinho dos mortos".
Neste complexo museológico situa-se ainda o CEDIEC, com o qual estão articulados os conteúdos do Museu Rural de Boticas.

Morada
Ecomuseu de Barroso - Museu Rural

Largo de Santo Aleixo
5460-330 Boticas

Tlf.: 276 410 200

site: www.ecomuseu.org
E-mail: [email protected]

Horário
Terça a Sexta 10h00-12h30 | 14h00-17h00

Marcações de visitas de grupo contacte com antecedência 276 410 200

Entrada Gratuita