XIV “Conversas com História”

A “Emigração em Barroso” foi o tema da décima quarta edição de “Conversas com História”. Realizadas no pavilhão multiusos, no âmbito da XV Feira do Livro, voltaram a convencer o público, que respondeu em grande número. David Teixeira, vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, recordou que «a elevada adesão demonstra o carinho da população e reafirma o objetivo da criação destes serões culturais», orientados por José Dias Baptista. Por sua vez, padre Fontes referiu que «a Feira do Livro foi um chamariz e sobre este tema toda a gente tem alguma coisa para dizer». Em relação aos que não estiveram presentes, deixou o alerta: «se soubessem o que perderam… teriam vindo». José Dias Baptista mostrou-se «admirado com a quantidade de pessoas que se reuniram para falar e ouvir falar de emigração». Surpreso, referiu que as pessoas «contaram as suas histórias sem receios e sem lamúrias, apesar de serem vidas difíceis». Nessa linha, caraterizou o serão como «muito diversificado» e deixou palavras de «apreço e agradecimento a todos que contribuíram para este sucesso». Em representação do Ecomuseu de Barroso, Nuno Rodrigues explicou que se ouviram «histórias verdadeiras que mostraram as dificuldades». Tendo em conta essa realidade, frisou que «o espaço foi pequeno para tanta gente e a noite curta para tanto relato interessante».