"Montalegre, Pequeno Grande Mundo" de Artur Pastor

Exposição fotográfica de Artur Pastor "Montalegre, Pequeno Grande Mundo" patente no Ecomuseu de Barroso – Espaço Padre Fontes a partir de 22 de julho.

No próximo dia 22 de julho o Ecomuseu de Barroso-Espaço Padre Fontes, com o apoio do Arquivo Municipal de Lisboa inaugura a exposição temporária de fotografia de Artur Pastor "Montalegre, Pequeno grande mundo".

A mostra, constituída por 47 registos fotográficos, está orientada num formato bipartido, no qual o visitante para além da contemplação ‘entre portas’ é convidado a percorrer um percurso pautado pela objetiva do fotógrafo nos anos 50, na vila de Montalegre, onde iniciou a sua carreira profissional.

O museu alia-se desta forma a outras iniciativas organizadas um pouco por todo o país, na celebração do centenário do nascimento de um dos fotógrafos mais notáveis do século XX e, atualmente um dos mais requisitados no Arquivo Municipal de Lisboa, que desde 2001 detém a maior parte do seu espólio. Ao mesmo tempo e, acima de tudo, pretende honrar os verdadeiros heróis deste território, cuja especificidade foi reconhecida no ano 2018, com a classificação de Barroso como Património Agrícola Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Ao mesmo tempo, sensibilizando e alertando para a necessidade de preservar e conservar este sistema agro-silvo-pastoril, da agricultura e do mundo rural.

O Ecomuseu apela ainda à participação ativa da comunidade, desafiando todos aqueles que possam ter memórias vividas ou contadas relacionadas com as fotografias exibidas, à sua partilha junto dos colaboradores do museu e, assim contribuir para a salvaguarda deste património que é de todos nós.