O Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre, irá ter patente a exposição "Luz Transmontana - paisagens e naturezas mortas de Carlos Ranna e Aluízio Loureiro" de 22 de abril a 26 de junho de 2022.

Nesta exposição Carlos Ranna e Aluízio Loureiro apresentam sua visão poética sobre a luz e a paisagem de Trás-os-Montes. Os artistas sofrem forte influência do realismo naturalista e do impressionismo. São pinturas que buscam a observação de efeitos atmosféricos, muitas vezes anotadas através de rápidas e decisivas pinceladas feitas em observação direta na natureza e no trabalho de atelier.
A bela paisagem local torna-se assim protagonista de imagens que nos encantam pela beleza e sinceridade transportando-nos ao universo pictórico dos artistas. O espectador pode vivenciar a profunda liberdade criativa na realização dos trabalhos apresentados, onde as pinceladas exploram a relação entre o que foi observado e o observador. Cores e composições influenciadas pela Luz local criam anotações sobre momentos e pontos de vista únicos.
A exploração do espaço e sua relação com o local e o universal através da busca pela harmonia comunicam o que não pode ser dito, apenas vivenciado.

Carlos Ranna é pós-graduado em Animação Digital pela Universidade Veiga Almeida, Brasil; formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; e técnico em Design Gráfico pelo Serviço Nacional da Indústria/CECOTEG-MG, Brasil. Estudou pintura e desenho com grandes nomes do cenário artístico internacional como Mário Zavagli, Marcus Cláudio, Luiz Vilela, Alexandre Reider, Daniel Gamelas e Nicolás Uribe, além de ter participado de cursos online com grandes artistas como Jeffrey Watts, Robert Watts, Steve Huston, Glen Vilppu e Glenn Orbik. Dedica-se ao ensino do desenho e da pintura há mais de uma década, sendo fundador do Estúdio Alicerce - Escola de Música e Artes e Escola Online de Artes em Florianópolis, Brasil. Criou ainda o fundamentosdodesenho.com, escola online de artes visuais. Como artista multimédia dedica-se também à Ilustração sob o pseudónimo McRaven.

Aluízio Loureiro nasceu a 6 de Março de 1951 no Rio de Janeiro, Brasil. Em 1973 entrou para a Sociedade Brasileira de Belas Artes, tendo feito o curso de Desenho Artístico. Teve orientação em desenho e pintura a óleo com a professora Maria Celeste P. Oliveira (Marcel). Licenciou-se em Medicina em 1977, tendo equivalência (posteriormente) pela Universidade do Porto. Em 1987 e 1988 teve orientação do professor Armínio Pascual em estudo de paisagens. Em dezembro de 1988 imigrou para Portugal,  adquirindo nacionalidade portuguesa. Em 1989 iniciou uma nova fase artística tendo realizado diversas exposições onde deu um impulso em busca de novos caminhos sempre com o objetivo de aprimorar os conhecimentos adquiridos. Em 1999 entrou, como membro efetivo, para a ACMP (Auto Clube Médico Português). Em 2000 entrou, como membro efetivo, para a Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM). Em 2005 entrou, como membro para a Tamagani - Artistas Plásticos do Alto Tâmega, (Portugal) e Val de Monterrei (Espanha). Trabalhou como Assistente Graduado em Medicina Geral e Familiar na Unidade Saúde de Boticas, Portugal. Desde 2018, sob a orientação do professor Carlos Ranna, fez estudo de retratos, aprofundou conhecimentos na teoria das cores, técnicas de desenho, composição, perspetiva e trabalhos de campo onde se abriram novas fronteiras para arte da pintura. Atualmente trabalha no Hospital Privado de Chaves.

Relembramos que a entrada no museu é gratuita e que estamos abertos ao público todos os dias das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Visite-nos, temos todo o gosto em o receber!