"Loja Eco" premiada

MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social, acaba de divulgar o Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social em Portugal Online onde constam dois projetos referentes ao concelho de Montalegre: O "Itinerâncias Culturais e Sociais com os Seniores Barrosões", promovido pela Câmara Municipal de Montalegre, e a "Loja Eco", a cargo do Ecomuseu de Barroso. Trata-se de um mapa interativo que tem por fim dar a conhecer os dados recolhidos pela investigação do MIES durante a 1ª fase (Região Norte, Centro e Alentejo). Ainda nesta matéria foi lançado o livro "Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social em Portugal | 1ª fase" publicado no final do da fase de levantamento das iniciativas ES+ das regiões Norte, Centro e Alentejo. Referir que de um lote superior a 4.200 iniciativas, candidatas das regiões Norte, Centro e Alentejo, foram selecionadas 134 que reuniram a unanimidade do Conselho Académico e Científico, um painel de cinco especialistas académicos com experiência internacional em Inovação e Empreendedorismo Social.

Estas distinções significam que estes projetos passam a ter um reconhecimento nacional e internacional pelo trabalho realizado, com oportunidades de divulgação e reconhecimento do mesmo.
 
MIES
 
O MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social, é um projeto de investigação, que tem como objetivo mapear iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social no Norte, Alentejo e Centro do País utilizando como base a metodologia ES+.
O projeto é desenvolvido pelo IES – Social Business School e pelo IPAV – Instituto Padre António Vieira e apenas possível com o envolvimento e financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação EDP e do Programa Operacional de Competitividade - Compete. O projeto tem como parceiros nacionais o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. e a RHmais, e parceiros internacionais a SIX - Social Innovation Exchange, e o Euclid Network.

 
PROJETOS VENCEDORES (Concelho de Montalegre)
 
Itinerâncias Culturais e Sociais com os Seniores Barrosões
 
Área de intervenção: Envelhecimento Ativo e/ou Apoio ao Idoso Vulnerável e/ou Combate ao Isolamento
Outras áreas de intervenção: Atividades lúdicas e/ou culturais e/ou desportivas
Área geográfica de impacto: Montalegre, sub-região NUTS III Alto Trás-os-Montes
Entidade: Município de Montalegre - Biblioteca Municipal
Nome do Empreendedor e Função: Maria Gorete Barroso Afonso (Diretora, fundadora)
A funcionar desde: Outubro de 2010
Website:
www.youtube.com/watch?v=CyRGHKoQ2g0 (têm um canal no youtube)
Beneficiários: + de 500 seniores com idade igual ou superior a 55 anos e/ou reformados do concelho de Montalegre
Problema identificado: Isolamento sénior. Diminuição da socialização e convívio dos idosos, quer em domicílio, quer em lares e centros de dia
Solução proposta/Atividades
Democratizar a oferta de bens sociais e culturais a idosos (livros, internet e alfabetização funcional), de forma a minorar a apatia dos seniores conectando-os, pessoal e virtualmente, com outras pessoas. O projeto Itinerâncias Sociais e Culturais com Seniores Barrosões consubstancia-se numa unidade móvel/ carrinha itinerante que se desloca às várias freguesias do concelho, prestando um serviço em todo o município de forma barata dada a tecnologia e a capacidade de levar felicidade a todo o município que tem baixíssima densidade populacional. Atua em três vertentes: (1) Acompanhamento para a literacia funcional, usando uma unidade móvel; Ludoteca itinerante que transformaram em biblioteca itinerante, que leva dinamização a lares e centros de dia e; (3) Serviços de dinamização itinerante aliado à biblioteca nos locais diferentes do município.
Atividades:
 - Exposição participada de presépios criados por pessoas de todos os municípios que depois trazem os familiares a visitarem e envolvem-se em dinâmicas;
- "Saber viver para melhor envelhecer";
- Histórias Com Chá (sessões de leitura em voz alta, requisições de livros, revistas, jornais e sessões de "cinema");
- Memórias de tempos idos (visionamento de documentários do Ecomuseu, visitas);
- À Conversa com…;
- "Gerontotecnologia";
- Dar para receber (ações de voluntariado);
- Saberes e sabores (workshops de culinária regional);
- Saber fazer (Artes e Ofícios);
- Encontros Intergeracionais;
- Encontros de Seniores.
Resultados Previstos
- Melhorar qualidade de vida através da questão dos afetos e sentimentos, a partir da conexão entre eles, pessoal e virtualmente;
- Dinâmica de encontro e de nova perspetiva nas vidas das pessoas;
- Recolha do património imaterial Barrosão (lendas, contos, tradições, através da recolha oral).
Resultados das Atividades
- Trabalho com lares, associações e juntas de freguesia;
- 500 beneficiários sensivelmente.
Financiamento/Sustentabilidade
Financiamento: 100% financiado pela Câmara Municipal de Montalegre. O município paga o serviço e serve os seus cidadãos. Organizações sociais recebem gratuitamente o serviço.
Parcerias: Município de Montalegre, Ecomuseu de Barroso, CLAS, ligado a várias instituições beneficiárias (lares, centros de dia, associações, juntas de freguesia, entre outros)
 
Loja Eco
 
Área de intervenção: Desenvolvimento económico
Outras áreas de intervenção: Atividades lúdicas e/ou culturais e/ou desportivas e Empregabilidade e/ou Empreendedorismo
Área geográfica de impacto: Montalegre, sub-região NUTS III Alto Trás-os-Montes
Entidade: Ecomuseu - Associação Barroso
Nome do Empreendedor e Função: Gorete Carneiro (Coordenadora)
A funcionar desde: Junho de 2009
Beneficiários: Diretos: 35 artesãos. Indiretos: 22569 pessoas visitantes
Problemas identificados: Necessidade de reavivar e em alguns casos recuperar tradições locais. Desemprego
Solução proposta/Atividades
A Loja Eco valoriza a produção de artesãos locais através de plataforma de comercialização. A falta de confiança e de iniciativa da população na produção local motivou a criação desta iniciativa. Esta consiste na criação de uma loja anexa ao Ecomuseu de Barroso onde pequenos produtores e artesãos locais podem expor e comercializar os seus produtos. Paralelamente, esta iniciativa capacita os produtores a nível de gestão em áreas como o marketing e criou uma rede de parcerias com diversos tipos de organizações da sociedade civil para a sustentabilidade da produção dos vários produtos oferecidos.
Sendo que a atividade principal dos artesãos presentes na Loja não é o artesanato, pelo volume de negócios que têm vindo a realizar, surgiu a necessidade de os sensibilizar a legalizarem-se (coleta nas finanças).
Resultados Previstos
- Promover a empregabilidade junto dos artesãos;
- Estímulo da economia local associada aos produtos artesanais na região;
- Apoiar a produção e rendimento dos artesãos;
- Sensibilizar e apoiar a legalização da atividade dos artesãos.
Resultados das Atividades
- 35 artesãos que integram o projeto;
- 22569 visitantes e compradores da Loja Eco (Estatística da sede do ano de 2013);
- Verifica-se um aumento do número de artesãos na loja do museu e na própria região;
- A faixa etária dos artesãos também tem vindo a sofrer alterações significativas, ou seja, há mais jovens a aprender as tradições locais e a apostar na sua comercialização;
- O rendimento que alguns artesãos auferem com as vendas na Loja do Ecomuseu é um ótimo complemento financeiro;
- O concelho não possuía um espaço identificado, onde o visitante pudesse comprar ou apenas observar os produtos locais e neste momento tema Loja Eco;
- Criadas 2 lojas do género, abertas e a funcionar na região.
Financiamento/Sustentabilidade
Financiamento: Provém das vendas da Loja do Ecomuseu.
Parcerias: Município de Montalegre.