Jornadas Europeias de Arqueologia 2023

Nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2023, celebram-se as Jornadas Europeias de Arqueologia (JEA), uma iniciativa coordenada pelo Institut National de Recherches Archéologiques Préventives (INRAP) e pelo Conselho da Europa e em Portugal, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e que reúne mais de 46 países na Europa!

O Ecomuseu de Barroso associou-se à JEA e selecionou um conjunto de atividades dedicadas à arqueologia.

As atividades são gratuitas, mas de inscrição obrigatória.
Tem de haver, no mínimo, 5 pessoas inscritas para se realizar a atividade. O número máximo de inscritos será de 15 pessoas.
Para inscrições e outras informações deve enviar um e-mail para [email protected] ou pelo contacto telefónico +351 276 510 203

O Programa das JEA, sempre em atualização, poderá ser consultado em aqui.

Programa do Ecomuseu de Barroso:

Dia 16, sexta-feira, 14h00 - 17h30: "Ser arqueólogo por um dia"
Local de encontro: Castelo de Montalegre

Nesta atividade vamos descobrir o que fazem os arqueólogos no início de uma escavação arqueológica. O local a descobrir será o Castelo de Montalegre (que já teve algumas intervenções arqueológicas).
A proposta é percorrer a zona envolvente do castelo com todos os materiais de recolha de informação necessários: bloco de notas, saquinhos e etiquetas de identificação, etc., analisando os locais onde foram feitas as sondagens pelos arqueólogos que ali andaram e tentar (quem sabe!) descobrir mais sobre a história do Castelo de Montalegre.

Dia 17, sábado, 14h00 - 17h30: "Visita ao Castro de S. Vicente"
Local de encontro: Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, Montalegre

A proposta neste dia é fazer uma visita ao Castro de S. Vicente da Chã (que se encontra rodeado de água) atravessando de uma margem para a outra, de barco.

O castro de S. Vicente ou Castro dos Mouros, conserva parte das três linhas de muralha e um fosso que o circunda parcialmente. A Norte estava naturalmente defendido pelo rio Rabagão. Na muralha intermédia ainda se observa uma porta de acesso ao povoado. Tudo indica que o castro se tenha desenvolvido sobretudo nas plataformas superiores, dentro dos limites da segunda muralha. Aí se vêm ruínas de construções de aparelho castrejo, assim como muros de suporte do nível de circulação. O povoado cinge-se ao cabeço, à exceção de um prolongamento de muralha externa para uma rechã natural onde se identificam algumas construções. Neste local (rechã), parcial e sazonalmente coberto pelas águas da albufeira, apenas se conserva um ténue alinhamento de muralha externa. Distinguem-se, aqui, vestígios de estruturas, fragmentos de cerâmica e pedaços de escória de ferro. Tudo indica que o povoado teria uma área urbana extensa, incluindo um sector com evidente atividade metalúrgica. Os vestígios patentes no local remontam à Idade do Ferro, sendo pouco evidentes os vestígios de romanização, embora, a pouca distância do povoado, para Norte, se conserve o traçado da Via Romana XVII. O sítio foi estudado por Santos Júnior que pôs a descoberto as construções observáveis.
*Para esta atividade irá precisar de transporte próprio.

Dia 18, domingo, 14h00 - 17h30: "Pintar uma Iluminura"
Local de encontro: Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, Montalegre

A atividade deste dia propõe a pintura de uma iluminura recriando o estilo medieval e usando pigmentos naturais usados nessa época. Tentaremos criar uma iluminura original, para que possa ter uma recordação das Jornadas Europeias de Arqueologia e do Ecomuseu de Barroso.