Ecomuseu de Barroso em Fafião inaugurado

Depois da inauguração do Centro Interpretativo das Minas da Borralha, o Ecomuseu de Barroso abriu mais um núcleo museológico. Localizado em Fafião, Cabril, “Vezeira e a Serra” tem como objetivo a dinamização do tecido económico, com a criação de um equilíbrio entre a atividade pastoril e turística. Com a criação de percurso temáticos, vai ser possível que os turistas tenham contacto com as cabanas dos pastores, as lagoas, os currais, os lagares e os moinhos. Estes elementos são sinais da presença humana nesta reserva da biosfera, área de alto valor ecológico. Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, recordou que «este núcleo nasceu de forma consolidada, cujo desenvolvimento teve alguns percalços». No entanto, «todos eles foram sendo, sucessivamente, superados mestria, empenho e persistência de todos».

COMPROMISSO

Na cerimónia de abertura, foi assinada uma carta de compromisso com a associação local “Vezeira”, uma vez que vai ser esta entidade a dinamizar o espaço. Orlando Alves acredita que «este projeto está a ser muito bem agarrado por quem tem que lidar com ele» e «o investimento começa a fazer sentido quando vemos que, localmente, há uma entidade que  está empenhada em trabalhar na rentabilização do espaço». Lino Pereira, presidente da associação “Vezeira”, recordou que foi «um processo doloroso», mas salientou que «aquilo que é bom custa». Entusiasmado, garantiu que «com a ajuda de todos isto vai ter vida e vai ser um centro de ajuda para quem nos vem visitar».

David Teixeira (vice-presidente da Câmara Municipal)

«Fafião é mais uma conquista do plano que foi feito para a abertura dos núcleos museológicos do Ecomuseu de Barroso. É importante nesta região, uma vez que temos um centro interpretativo do Parque Nacional da Peneda-Gerês assumido pela população local, Ecomuseu de Barroso e autarquia. Este não será mais um museu, esta não será mais uma sala com exposições temporárias. Este vai ser um centro interpretativo da serra do Gerês e será aquilo que a população da freguesia de Cabril aqui quiser desenvolver. O sonho é que este espaço sirva de incubadora de pequenas empresas locais, capazes de dinamizar a atividade económica. É a porta privilegiada do nosso território para quem entra pelo Gerês e dado o valiosíssimo património etnográfico que esta freguesia tem, penso que não e demais assumir publicamente que a freguesia de Cabril seja os “Picos da Europa” do nosso concelho».

Márcio Azevedo (Presidente da Junta de Freguesia de Cabril)

«Isto faz-me lembrar um jogo de futebol. Não importa como começa, interessa é como acaba. No início começámos a conta-gotas, mas felizmente estamos aqui com a obra realizada. É um gosto enorme para mim estar aqui porque tenho uma ligação muito forte com Fafião, com esta gente e com as pessoas que estão ligadas à associação “Vezeira”. Acredito que a partir de agora estão reunidas as condições para avançarmos com uma nova dinâmica da exploração da serra e das suas potencialidades. O que importa, a partir de agora, é explorar as mais-valias que nós temos. A freguesia de Cabril tem muito potencial, mas isso só não chega. É o momento de nos unirmos e lutarmos por um objetivo comum. O nosso futuro depende de nós e eu acredito que aqui vai ser feito um excelente trabalho».

Montalvão Machado (Secretário geral da ADRAT)

«Da parte da ADRAT é uma satisfação enorme ver isto como está: bonito e preparado a cumprir as funções a que está destinado. É um dos projetos que a ADRAT gosta de financiar, porque tem tudo a ver com as comunidades locais e com a necessidade de promovermos o nosso território. Este é um projeto que a ADRAT se empenhou muito e que gosta bastante».