DIMS21 "O Futuro do Burel"

"O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de Abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objectivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua protecção e valorização. Celebrando o património nacional, comemoramos também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.

Em 2021, o tema proposto para o DIMS pelo ICOMOS Internacional é PASSADOS COMPLEXOS: FUTUROS DIVERSOS".

O Ecomuseu de Barroso, como vem sendo habitual, volta a participar no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Acreditamos que, com toda a nossa tradição e história, faz todo o sentido participarmos, cada vez mais. Para que o nosso património cultural não seja esquecido, pois é tão rico!

Este ano o tema é "Passados complexos: futuros diversos" e a nossa escolha foi o burel; por todo o seu passado e porque acreditamos no seu futuro. É isso que, no dia 18 de abril de 2021, pelas 10h00, vamos dar a conhecer: "o futuro do burel", uma entrevista/conversa com Paula Oliveira, do projecto Cabril Eco Rural, que se aventurou a fazer burel 100% artesanal.

*imagem do cartaz: Georges Dussaud