‘Da prospeção à transformação’

"Por volta do ano de 1900, Domingos Borralha, não querendo seguir o oficio de seu pai, partiu para as Minas da Ribeira, em Coelhoso, Bragança. Lá chegado, e vendo que o mineral ali extraído naquelas minas apresentava demasiadas semelhanças com o que na sua Terra aparecia em abundância, expôs o facto com os colegas em com um engenheiro francês. Este último, curioso, acorreu a este local serrano com intenções de verificar a veracidade de tal afirmação.

Confirmada a veracidade de tal afirmação (PROSPEÇÃO), o engenheiro francês tratou de registar a concessão em 1902 e assim deram início aos trabalhos (EXTRAÇÃO) naquele lugar que, anos mais tarde, viria a transformar-se na aldeia Minas da Borralha. A empresa mineira querendo acrescentar valor ao seu produto, e, também, assim distinguir-se das restantes minas de volfrâmio do País, começou a erigir, no final dos anos 1940, o edifício da Fundição (TRANSFORMAÇÃO), única fundição de ferro-tungsténio da Península Ibérica. No ano de 1953, esta entra em pleno funcionamento, tornando-se, desta feita, responsável pela diferenciação e desenvolvimento desta mina, bem como desta aldeia mineira".

A exposição ‘Da prospeção à transformação’ estará patente, de 26 de setembro a 31 de dezembro, no Ecomuseu de Barroso - Centro Interpretativo das Minas da Borralha.