“Um Barrosão com História - Manuel Gonçalves de Barros (1882-1965)”

O Ecomuseu de Barroso - espaço padre Fontes recebe, dia 2 de abril, pelas 16 horas, a apresentação do livro “Um Barrosão com História - Manuel Gonçalves de Barros (1882-1965)”, da autoria de Rui Rosado Vieira. Um momento cultural a não perder, com entrada livre, no “museu vivo”.

NOTA INTRODUTÓRIA

“É pouco plausível que o homem cuja história de vida aqui procuramos desvendar, ao partir da sua aldeia natal rumo a Lisboa em 1902, conhecesse os versos do poeta, sevilhano e universal, António Machado. Contudo, o seu percurso de vida confirma plenamente a assertividade das palavras do poeta Manuel Gonçalves de Barros, quando moço, interrogando-se sobre os caminhos de sua vida, seguiu a exortação do poeta, fez caminho ao andar.

O texto que segue fundamenta-se no contido em cerca de mais de três dezenas de postais ilustrados, enviados e recebidos pelo biografado; em certos apontamentos manuscritos de sua autoria; em informações facultadas por pessoas que com ele conviveram; e, em especial, em importante acervo documental existente no Arquivo Histórico da Marinha.

Para desenhar os contornos da vida aldeã e familiar utilizámos as fontes históricas disponíveis, nomeadamente, a reduzida bibliografia sobre a sua terra natal e os Livros de Registos Paroquiais dos Arquivos Distritais de Beja e Vila Real. De entre os documentos provenientes desta última fonte, seleccionamos alguns dos mais relevantes, que anexamos na parte final da presente brochura.

Na tentativa de complementar certas informações e melhor conhecer os espaços e os ambientes percorridos pelo biografado ao serviço da Marinha de Guerra, recorremos à bibliografia que considerámos útil. Em particular, a certos diários de bordo editados, relativos às principais viagens que realizou, bem como a outra obras literárias que nos ajudassem a compreender as suas vivências, de mais de trinta anos de vida marinheira.

Finalmente, com o objectivo de mostrar imagens de cenas da vida quotidiana, de paisagens e gentes que Manuel Gonçalves de Barros pôde observar e conhecer no decurso das suas viagens pelo mundo, inserimos, ao longo do texto, mais de meia centena de fotografias provenientes de diferentes origens".

O AUTOR

“Rui Rosado Vieira, natural de Campo Maior, foi, sucessivamente, funcionário judicial, empregado de seguros e professor de História do Ensino Secundário. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1983,  e Pós-Graduado em História Regional e Local pela mesma Faculdade, em 1995.

É autor de mais de três dezenas de estudos historiográficos publicados em livro e revistas da especial, sobre Angola e sobre a sua terra natal, bem como de outros centros populacionais do Alentejo e da vizinha Extremadura espanhola”.

Data Fim:
Sábado, Abril 2, 2016