Agenda Cultural

"Marcas do Passado: Máquinas e Memória"

18/09/2025

O Ecomuseu de Barroso - Centro Interpretativo das Minas da Borralha irá ter patente, até dezembro de 2025, a exposição temporária "Marcas do Passado: Máquinas e Memória".

Nesta exposição serão exibidos um conjunto de instrumentos, como por exemplo máquinas de escrever que fizeram parte do quotidiano destas antigas minas de volfrâmio. Estes objetos simples, porém impregnados de simbolismo, são testemunhos de um tempo em que o ouro negro vigorava por Terras de Barroso.”

Visite-nos!

"O MEU MUNDO" - Cercimont

31/08/2025

É com imenso prazer que o Ecomuseu de Barroso anuncia a "O MEU MUNDO".

Esta exposição é composta por um leque de autênticas obras de arte realizadas pelos utentes da Cercimont e vai estar patente na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre, a partir do dia 6 de setembro até ao dia 9 de novembro de 2025.

Não deixe de visitar esta belíssima exposição… nós garantimos que não se vai arrepender.

“Família na Misarela: Retratos e Memórias”

08/08/2025

A exposição “Família na Misarela: Retratos e Memórias” vai estar patente no Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre, com inauguração e apresentação de livro.

Depois da estreia junto à emblemática Ponte da Misarela, onde integrou o espetáculo teatral ao ar livre “Família na Misarela: Ritos de Vida”, a exposição fotográfica e documental que nasceu desse projeto artístico e comunitário prossegue agora para o Ecomuseu de Barroso – Espaço Padre Fontes, em Montalegre.

"Fios de Luz, narrativa serrana", Júlio Marques

09/05/2025

O Ecomuseu de Barroso - Corte do Boi, em Pitões das Júnias, tem o prazer de apresentar a exposição de fotografia de Júlio Marques intitulada "Fios de Luz, narrativa serrana", que irá estar patente de 6 de setembro a 2 5 de novembro de 2025.

Alma Mater

No dia do 80º aniversário do Padre Fontes (22 de fevereiro de 2020), o Ecomuseu de Barroso inaugurou a exposição permanente Alma Mater. Trata-se de uma visão biográfica que acompanha o trajeto de vida do mais importante e estimado barrosão do nosso tempo. O projeto tem como objetivo dar a conhecer a figura ímpar de António Lourenço Fontes. A vertente humana e religiosa, a veia jornalística e literária, bem como o seu trabalho antropológico e etnográfico entrecruza-se de forma subtil, desvendado um homem que é, essencialmente, um provocador e um agitador de consciências.