Alma Mater

No dia do 80º aniversário do Padre Fontes (22 de fevereiro de 2020), o Ecomuseu de Barroso inaugurou a exposição permanente Alma Mater. Trata-se de uma visão biográfica que acompanha o trajeto de vida do mais importante e estimado barrosão do nosso tempo. O projeto tem como objetivo dar a conhecer a figura ímpar de António Lourenço Fontes. A vertente humana e religiosa, a veia jornalística e literária, bem como o seu trabalho antropológico e etnográfico entrecruza-se de forma subtil, desvendado um homem que é, essencialmente, um provocador e um agitador de consciências.

Alma Mater procura desconstruir a imagem esotérica, muitas vezes relacionada com o Padre Fontes revelando, no discurso expositivo, aspetos da sua vida até hoje praticamente desconhecidos e/ou desvalorizados pelo público em geral. Partindo deste pressuposto, a exposição pretende demonstrar a amplitude e, não raras vezes, a originalidade e o vanguardismo quer do seu pensamento, quer das suas ações. Com efeito, a natureza profética de muitas das suas ideias encontra, nos dias de hoje, uma ressonância inegável.

Mais do que propor uma exposição ilustrativa, Alma Mater pretende transmitir às novas gerações de Barroso o valor intrínseco do seu território, uma espécie de contaminação identitária que perpetue o Amor, o Respeito e o sentido de Pertença pela cultura galaico-barrosã.