Agenda Cultural

“Família na Misarela: Retratos e Memórias”

08/08/2025

A exposição “Família na Misarela: Retratos e Memórias” vai estar patente no Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre, com inauguração e apresentação de livro.

Depois da estreia junto à emblemática Ponte da Misarela, onde integrou o espetáculo teatral ao ar livre “Família na Misarela: Ritos de Vida”, a exposição fotográfica e documental que nasceu desse projeto artístico e comunitário prossegue agora para o Ecomuseu de Barroso – Espaço Padre Fontes, em Montalegre.

Exposição de pintura de Carlos Ranna

09/05/2025

O Ecomuseu de Barroso - Corte do Boi, em Pitões das Júnias, vai ter patente no seu espaço a exposição de pintura do artista plástico Carlos Ranna. Esta exposição poderá ser vista de 8 de novembro de 2025 a 8 de janeiro de 2026.

Contamos com a sua visita.

"Fios de Luz, narrativa serrana", Júlio Marques

09/05/2025

O Ecomuseu de Barroso - Corte do Boi, em Pitões das Júnias, tem o prazer de apresentar a exposição de fotografia de Júlio Marques intitulada "Fios de Luz, narrativa serrana", que irá estar patente de 6 de setembro a 2 5 de novembro de 2025.

"Mulher", de Amélia Santos

06/05/2025

O Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes recebe, de 28 de junho a 31 de agosto a exposição "Mulher" da artista barrosã Amélia Santos, com a participação especial de João Frias com alguns trabalhos de pirogravura.

Relembramos os nossos visitantes que o nosso espaço está aberto todos dos dias (das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00) e a entrada é livre.

"Viagens p'la minha terra"

06/05/2025

Exposição temporária "Viagens p'la minha terra", patente no Ecomuseu de Barroso - Centro Interpretativo das Minas da Borralha, até ao dia 1 de setembro de 2025.

Alma Mater

No dia do 80º aniversário do Padre Fontes (22 de fevereiro de 2020), o Ecomuseu de Barroso inaugurou a exposição permanente Alma Mater. Trata-se de uma visão biográfica que acompanha o trajeto de vida do mais importante e estimado barrosão do nosso tempo. O projeto tem como objetivo dar a conhecer a figura ímpar de António Lourenço Fontes. A vertente humana e religiosa, a veia jornalística e literária, bem como o seu trabalho antropológico e etnográfico entrecruza-se de forma subtil, desvendado um homem que é, essencialmente, um provocador e um agitador de consciências.