2.º Festival de Teatro de Montalegre

Acontece de 1 a 10 de novembro a segunda edição do "Festival de Teatro de Montalegre", evento que volta a prometer qualidade nos espetáculos exibidos. Uma "geografia aberta" com várias companhias de teatro oriundas das mais diversas origens. A iniciativa, patrocinada pelo município de Montalegre, tem na coordenação o dramaturgo barrosão Abel Neves.

Para além dos espectáculos de teatro vão ainda decorrer outras iniciativas, como é o caso de"Sinais", em parceria com a Biblioteca Municipal de Montalegre, que reúne alguns dos responsáveis pelos espetáculos teatrais que serão apresentados no festival para um encontro com o público no auditório da biblioteca, pelas 18 horas, nos dias em que decorre a mostra. São conversas em volta do teatro, convocando esta antiga arte do Mundo à nossa contemporaneidade, noticiando os espetáculos e estimulando o gosto pelo conhecimento teatral, e o mais que o diálogo é capaz de fazer viver. A iniciativa Sinais está aberta a toda a comunidade.

Os espectáculos vão acontecer no Auditório Municipal e pode consultá-los em anexo.  

Uma das novidades desta segunda edição do festival tem a ver com a realização de "Oficinas". A organização descreve-as deste modo: «jogando com o interesse e a vontade da Escola, esta iniciativa do Festival de Teatro promove a realização de Oficinas em áreas do universo teatral, convidando os alunos a participar em diversas actividades artísticas, fomentando o conhecimento, a diversão e o gosto». Acontecem nos dias 4 e 5 de novembro. São desenvolvidas por três jovens barrosãs, apaixonadas por arte: Ana Mafalda Pereira, Estefânia Surreira e Bárbara Celina.