XIV Jornadas galego-portuguesas | Pitões das Júnias
XIV Jornadas galego-portuguesas | Pitões das Júnias
As XIV Jornadas Galaico-Portuguesas acontecem nos próximos dias 10 e 11 de maio em Pitões das Júnias.
10 de maio, sábado o dia será repleto de palestras centradas no mundo ancestral galaico e na celticidade histórica dos nossos antepassados.
9h30: as entidades que fazem parte da organização farão a abertura oficial das Jornadas no salão da Junta de Freguesia.
10h00: início do primeiro painel de palestras, iniciado por Carlos Ares, representante da SAGA (Sociedade Antropológica Galega) Carlos Ares, abordando o tema intitulado “A Geografia do Monte Galinheiro e a mítica associada às mitologias célticas e outras mitologias indo-europeias”. Este antropólogo galego irá relacionar a mitologia galega com outras mitologias célticas existentes no continente europeu.
A esta interpretação segue-se a palestra da Professora Doutora Dulcineia Cândida Bernardo Pinto que falará da imagética decorativa dos adornos metálicos da Idade de Ferro de Trás-os-Montes. De referir que esta professora, tem participado em escavações e prospeções arqueológicas nos Castros do Barroso e vai apresentar na sua exposição o resultado e conclusões dos seus estudos.
16h00: iniciar-se-á o painel de palestras do período da tarde com a intervenção do professor José Manuel Barbosa, que nos falará do tema “Indícios do culto druídico na Gallaecia antiga e tardo-antiga”, fazendo um percurso por algumas amostras epigráficas e por determinados indicadores que nos levem a concluir que o druidismo não foi alheio ao mundo galaico.
Finalmente, o investigador e guia turístico luguês, Jaime Fernandes Castro vai fazer-nos um repasse da conquista romana da Gallaecia e a resistência dos povos nativos a partir dos olhares literários repassando vários e diversos autores. O título do tema será “Olhares literários sobre a resistência galaica frente a conquista romana. Autores e obras”.
Como é habitual no final de cada painel seguem-se os debates de tipo mesa-redonda, que com a participação do publico acabam por completar e complementar a informação apresentada em cada uma das palestras apresentada.
O dia de sábado termina como é habitual com uma atividade musical, sendo este ano os protagonistas um casal irlandês, composto por Carmel O’Leary e Denis O’Toole, que tocarão temas do Folque Tradicional Céltico da ilha atlântica com os seus Uilleann pipes, o Tin Whistles e o Bodhrans.
11 de maio, domingo acontece uma nova atividade que será desenvolvida pela contadora de histórias, a professora Estefânia Surreira, que conta histórias, lendas e contos do Barroso, ligados à mitologia galega e irlandesa.
Estas jornadas são as atividades sobre os celtas mais importantes que se celebram ao Sul das Ilhas Britânicas.
Neste fim-de-semana visite Pitões das Júnias, participe nestas jornadas e desfrute do celtismo que as mesmas transmitem e querem dar a conhecer.