Encontro de Associações e Jovens

Sob o mote "O futuro de Barroso passa por todos nós!", teve lugar, no Ecomuseu de Barroso - espaço padre fontes, o "I Encontro de Associações e Jovens de Montalegre". Esta ação teve como missão despertar a troca de ideias e impressões entre jovens barrosões, representantes das associações locais e público em geral. Este encontro realizou-se no âmbito de um projeto de intercâmbio jovem, denominado "Envolv'artes", promovido pelo Ecomuseu de Barroso e ANIMAR - Associação Portuguesa de Desenvolvimento Local. Fátima Fernandes, vereadora da educação da Câmara Municipal de Montalegre, abriu a sessão e, no final, concluiu que «foi muito produtiva», embora «a maioria das associações do concelho estivesse em falta». Todavia, apesar das ausências notas, foi possível juntar «um número significativo de intervenientes, principalmente jovens». Foi notório «o interesse das associações em dialogar e é esse diálogo que faz falta», partilhou o rosto feminino da autarquiam. Nesse sentido, acredita que deste momento «vai sair o embrião para um nova postura e para uma nova ideia», pois «todos foram unânimes que a união faz a força». Ato contínuo, reforçou que «unidos podemos conseguir mais objetivos e reivindicar mais apoios, que tanta falta fazem».

«FOI CONSEGUIDO»

Gorete Carneiro, em nome do Ecomuseu de Barroso, referiu que «foi conseguido aquilo que se pretendia: juntar as associações e chegar a um consenso sobre aquilo que nos faz falta no concelho». Nessa linha, acredita que «as associações perceberam que nos podemos entreajudar e, se todos trabalharmos para o mesmo fim, é muito mais fácil alcançar, com sucesso, os objetivos definidos». Em agenda ficou a promessa de uma segunda edição da iniciativa.