I Fiadeiro de Contos em Pitões das Júnias

Pitões das Júnias, uma das mais turísticas freguesias do concelho de Montalegre, promoveu o primeiro "Fiadeiro de Contos". Seis contadores de histórias animaram os serões da aldeia, concentrados no largo do Eiró e no forno do povo. O evento contou com o apoio da Câmara de Montalegre, Ecomuseu do Barroso, Associação para o Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT), Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN) e Embaixada de Espanha. David Teixeira, vice-presidente da Câmara Municipal, acredita que «esta atividade vai ficar no calendário cultural do concelho».

Decorreu em Pitões das Júnias, freguesia do concelho de Montalegre, o I Fiadeiro de Contos. Durante três dias, a peculiar aldeia de Barroso encheu-se de vida e parou para assistir a um diverso programa pensado para envolver a comunidade e os muitos visitantes que se deslocaram à localidade. Ao todo, seis contadores de histórias animaram os serões. David Teixeira, vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, recordou que «este projeto foi sempre bem acolhido pelo executivo desde que foi apresentado». Todavia, confessou que «não tinha noção que ia dar esta força à aldeia, que iria atingir a população e envolve-la desta forma». Nesse sentido, o autarca fez «um balanço extremamente positivo» da iniciativa e acredita que «é vontade de todos continuar». No entanto, deixou a ressalva: «em futuras edições temos que pensar no envolvimento da população local como contadores de histórias, um povo que, durante séculos, contou histórias à lareira, no forno, a caminho do trabalho ou no regresso do monte». Por sua vez, Lúcia Jorge, presidente da Junta de Freguesia de Pitões das Júnias, afirmou que «a palavra para isto tudo foi excelente». Apesar do «receio por se tratar da primeira edição e não sabermos como a iniciativa ia ser acolhida», o I Fiadeiro de Contos «foi espetacular para fomentar o convívio, a amizade e a troca de vivências».