"Toponímia de Barroso" apresentada

A "Toponímia de Barroso", resultado de mais de 40 anos de investigação, nasceu da necessidade sentida pelo autor «de corrigir alguns erros» que foi «observando ao longo da vida». Um estudo intenso, «baseado na leitura de documento antigos, na sabedoria popular e na evolução fonética do termo», que foi apresentado no Ecomuseu de Barroso – espaço padre Fontes. Perto de uma centena de pessoas marcou presença em mais uma noite. Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, abriu a sessão. Para o autarca, este livro «é um marco importante no concelho, tal como o autor José Dias Baptista». Ciente do trabalho apresentado, referiu que «este livro, de todos aqueles que já foram editados, é o que mais falta fazia ao Ecomuseu, ao concelho e a toda a gente». Nessa linha, acrescentou que «estão aqui as nossas origens, a nossa ancestralidade e o conteúdo que nos deve encher o espírito para sabermos mais sobre a nossa verdadeira história». Orlando Alves acredita que «este livro vem ajudar a refazer a história, a rebatizar as coisas como devem ser batizadas e está aqui o ponto de partida para corrigir os erros que vemos espalhados por aí». Por sua vez, José Dias Baptista, mostrou-se com a sensação de dever cumprido: «sinto que estão terminados mais de 40 anos de trabalho».