Festival Aldeia de Lobos, Fafião

Na aldeia onde o lobo era levado para morrer nasce um festival em prol da sua preservação. Longe vão os tempos em que esta espécie, hoje em vias de extinção, era inimiga da população de Fafião - uma das poucas aldeias do país que ainda conserva as seculares tradições das vezeiras. Tréguas feitas, julho é o mês em que, nesta terra, agora se celebra o lobo.

Festival Aldeia de Lobos, a realizar nos dias 01,02 e 03 de Julho em pleno coração do Parque Nacional Peneda-Gerês, é um festival comunitário que tem como protagonista central o lobo-ibérico e a sua relação com a comunidade local.

De outras tradições da aldeia também se faz esta festa, ao som de fanfarras e com o aroma a conforto que irá sair pelas chaminés dos fornos fafiotos com o workshop de produção de pão tradicional. Nas cortes onde os animais pernoitam, estarão as exposições e as instalações artísticas que incluem pequenos seres mitológicos, feitos de madeira. As ruas estão guardadas para outras intervenções artísticas e tradicionais. Não faltará também a recriação da mítica Queimada Galega pelo Ulisses Pereira, já por algumas vezes protagonista deste ritual pagão praticado há vários séculos na região.

Mas também de muita música se faz o Festival Aldeia de Lobos. E é por isso que tem no programa um lugar de destaque. Serão três dias de concertos e sets de DJ de artistas nacionais e internacionais. Ao mesmo tempo, há exposições de escultura, pintura e fotografia e instalações artísticas que estarão distribuídas pela aldeia de Fafião, assim como murais de arte urbana.

Num lugar com tradição e paisagem, os visitantes poderão ainda participar em workshops sobre técnicas ancestrais de produção de artesanato, caminhadas por trilhos desenhados pela comunidade local, conhecer um mercado de produtos típicos produzidos na aldeia e provar refeições comunitárias cozinhadas por habitantes de Fafião.

Porque a preservação do património de Fafião também merece destaque, durante os dias do festival, os visitantes poderão acompanhar uma exposição biográfica dos santos da terra no interior da capela da aldeia, a realizar pelo grupo de conservação e restauro Dalmática, que se internacionalizou graças ao restauro do retábulo-mor da Catedral do Panamá, visitada e elogiada pelo Papa Francisco e por Marcelo Rebelo de Sousa em 2019.

Como chegar a Fafião? Coordenadas GPS: 41.703197 -8.092242

PROGRAMA:
Atividades desenvolvidas pela comunidade local:
Percursos Comunitários - percursos pedestres desenhados pela comunidade
Mercado da Aldeia com produtos locais
Refeições Comunitárias
Contos dos Lobos
Queimada Galega com Ulisses Pereira

MÚSICA
Paraguaii (Eletrónica/Rock)
West Coast Man (Indie)
Duvale (Indie/Rock)
Terra Livre (Musica da Terra)
DJ Voltt (Techno)
Corda Banda (Música Tradicional)
Augustuna (Tuna Académica)
Mushina (Eletrónica/Étnica/Tribal)
Sons da Suévia (Música Medieval)
DJ Pix-L (Eletrónica)
DJ Klin Klop (Eletrónica)
Charanga Alambiques (Charanga).

INSTALAÇÃO ARTÍSTICA
Catarina Vale (pintura)
Humberto Borralheiro (street art e pintura)
Leonardo Vilela (Fotografia)
ICNF (exposições sobre a Cabra Montês e a Reserva da Biosfera)
Mundo Mínimo (wood carving)

ESPAÇO JÚNIOR
Local onde as crianças podem aprender jogos tradicionais, ouvir histórias e contos locais.
Parque infantil com baloiços e outros equipamentos destinados aos mais novos.

ECOMUSEU DE BARROSO
Exposição de fotografia de Carlos Pontes sobre o mundo natural do Parque Nacional da Peneda Gerês com referência forte ao Lobo Ibérico.

RUAS DE FAFIÃO
Exposição de fotografia retro iluminada da autoria de Carlos Rio e Paulo Tavares.
Fanfarras e mercado de produtos artesanais.
Exposição de Pintura de Arte Sacra de Salazar Abreu.

Segue a agenda dos eventos já disponíveis:

Sexta-feira, 01 de julho

18:00 - Abertura do Festival (O Uivo da Alcateia, Toque das Ancestrais Buzinas)

Abertura das Galerias de Arte (Catarina Vale, Mundo Mínimo, Humberto Borralheiro, Leonardo Vilela e muitos mais)

19:00 – Arruada pela Aldeia de Fafião (Corda Banda)

21:00 – Palco do Carvalho da Eira (Augustuna)

23:00 - Fonte de S. Tiago (Queimada Luso-Galaica Padre Fontes)

00:00 - Palco do Fojo (Atuação da Banda Terra Livre)

01:30 - Palco do Fojo (Atuação do DJ Mushina)

03:00 – Palco do Fojo (Atuação do DJ Pix.L)

Sábado, 02 de julho

09:30 – Caminhada Ecológica (No Trilho dos Lobos)

10:00 - Abertura do Espaço Júnior

Abertura do Mercado da Aldeia

14:30 – Exposição Estudo biográfico de Santos da Aldeia na Capela S.Tiago (Empresa Dálmatica).

15:00 – Workshop de Apicultura (Produtor Iberiensis)

15:30 - Fonte de S. Tiago (Contos dos Lobos com presença da Diretora Regional do ICNF, Sandra Sarmento, do CiBio através de Francisco Álvares, do fotógrafo de Natureza Carlos Pontes e várias pessoas da Aldeia, numa tertúlia moderada por Paulo Reis)

16:30 – Espaço Zen (Jasho – Alma em Movimento, Workshop de Ritmos e Danças Africanas)

17:00 – Arruada pela aldeia de Fafião (Charanga Alambiques)