DIM21 "à descoberta da aldeia de Arcos

"O Dia Internacional dos Museus é uma efeméride de grande tradição para o mundo dos museus, tendo a sua celebração tido início em 1977, por iniciativa do ICOM – Conselho Internacional de Museus. Em 2014, cerca de 35.000 museus de 100 países de todos os continentes participaram nas comemorações desta data.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), na sequência do trabalho desenvolvido pelo Instituto Português de Museus (IPM) e do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), empenha-se em que estas datas sejam motivo de celebração em todo o País e que envolvam o maior número de museus portugueses, nomeadamente os integrados na Rede Portuguesa de Museus (RPM)." - texto retirado do site da DGPC (Direção Geral do Património Cultural).

O Ecomuseu de Barroso, como é habitual e fazendo ele, também, parte da Rede Portuguesa de Museus, volta a participar. Este ano o tema é "O futuro dos museus: recuperar e reimaginar".

Nesse sentido, decidimos pegar num exemplo que nos parece ser um modelo a seguir.

Como somos um museu do território e o futuro são as crianças e os jovens, temos estado atentos ao exemplo de uma jovem de Arcos, uma aldeia do concelho de Montalegre, que está a dar destaque (nas redes sociais) à sua terra. Como? Mostrando as suas gentes, as belas paisagens e as suas tradições. O nome dessa jovem é Sílvia Carneiro e pode seguir o seu trabalho através da página de Facebook https://www.facebook.com/arcosmontalegre, ou então no Instagram: https://www.instagram.com/arcos_montalegre/.

Vejamos um pouco mais do que esta jovem barrosã nos tem a dizer.