DIMS "Couto Misto"

Tal como anunciámos anteriormente, no dia 18 de abril comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS).
Todos os anos o DIMS tem um tema, sendo o deste ano "PATRIMÓNIO PARTILHADO / SHARED HERITAGE".
O tema escolhido foi "Couto Misto" e nos dias 18, 19 e 20 de abril vamos partilhar convosco uma série de episódios relacionados com o tema.
 

Dia 18 de abril | Território de partilha

Durante séculos a raia constituiu-se como um território híbrido, onde as fronteiras políticas e administrativas desempenhavam um papel de mera formalidade para a generalidade dos povos de Portugal e de Espanha. Neste vasto território nasceu um dos mais inusitados micro-estados do mundo – o Couto Misto - cujas particularidades o Ecomuseu de Barroso dará a conhecer  numa série de três episódios, a propósito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Apesar de extinto no século XIX, o Couto Misto, à semelhança de todo o espaço da raia é testemunho, ainda vivo, de um tempo onde a irmandade entre povos ultrapassava incomensuravelmente os interesses políticos e económicos de cada Estado. Profundas e duradouras relações, daquelas que o Tempo apenas parece fortalecer, forjaram-se no lento passar dos séculos.

A “fronteira viva” de Manuel Taboada Cid representa o mesmo espaço que António Lourenço Fontes “deliberadamente ignora”. Esta aparente contradição mais não é do que a assunção de um mesmo desígnio, de um mesmo espaço de partilha, de um único povo unido pelo Destino.

https://www.youtube.com/watch?v=-35pnRCZrZo

 

Dia 19 de abril | Uma história partilhada

A chave de Juiz Honorário do Couto Misto representa a mais alta distinção atribuída pela Associação de Amigos do Couto Misto. Trata-se de um objeto revestido de um profundo simbolismo, espelhado na Arca das Três Chaves, artefacto cuja abertura apenas é possível com as três chaves à guarda das três aldeias que compõem o Couto Misto.
A distinção de Juiz Honorário do Couto Misto é atribuída anualmente e destina-se a personalidades e instituições, de ambos os lados da fronteira, cujo trabalho em prol do reforço das relações raianas constitua um reflexo da irmandade e da partilha ancestral entre dois povos irmãos.
A chave que aqui apresentamos pertence ao Padre Fontes que, em 2009, foi alvo de tão distinta honra, pelo seu trabalho incansável de defesa e promoção da cultura galaico-barrosã.
Este prémio, tal como muitos outros recebidos pelo maior embaixador de Barroso, encontra-se acessível na exposição permanente “Padre Fontes – Alma Mater”, em exibição na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre.

https://sicnoticias.pt/pais/2015-10-18-Republica-do-Couto-Misto-uma-uniao-entre-Portugal-e-Espanha

Dia 20 de abril | As pessoas do Couto Misto

Terminamos a sessão de três séries sobre o Couto Misto com este vídeo sobre as pessoas do Couto Misto. Três testemunhos que aconselhamos vivamente a ouvir.

https://www.youtube.com/watch?v=teUUBhTqsYA