Dia Internacional dos Museus/ Noite dos Museus 2019

Realiza-se, no dia 18 de maio de 2019, o Dia Internacional dos Museus e a Noite dos Museus 2019, pelas 21h00 no Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes.

O tema de 2019 é "Os museus como plataformas culturais - museus e cidadania".

É sabido que os museus, nos tempos que correm, têm um papel fundamental nas suas comunidades, indo de encontro às suas necessidades e interesses. Ora, o Ecomuseu de Barroso sempre teve essa função; nasceu da necessidade de salvaguardar um vasto património valorizando-o e divulgando-o!

"Fafião, memórias de um tempo", Armando Jorge

O Ecomuseu de Barroso - Vezeira e a Serra (em Fafião), a Associação Vezeira de Fafião e o ilustre fotógrafo Armando Jorge, têm o prazer de apresentar um fabuloso trabalho desenvolvido na zona de Fafião: uma exposição permanente que retrata vários processos tradicionais e as gentes de Fafião na vida árdua da serra e das lides do dia-a-dia do povo.

A inauguração será no Dia do Trabalhador, dia 1 de maio, quarta-feira, pelas 21h00.

"Três Marias" - exposição

"Três Marias" é uma exposição de escultura em cerâmica e pintura de três Marias (como o próprio nome indica) que residem em Paradela e estará patente no Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre, de 1 de maio a 25 de junho de 2019. A inauguração será no dia 1 de maio às 16h00.

Sobre as 3 Marias:

"Olhar Barroso" - exposição

O Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes inaugura, no dia 4 de maio, pelas 15h00, a exposição de fotografias "Olhar Barroso", um leque de fotografias que resulta do concurso com o mesmo nome.

Para além da exposição com as fotografias dos três vencedores e das menções honrosas, acontecerá também a entrega dos prémios.

Concurso de fotografia "Olhar Barroso" - resultados

O Ecomuseu de Barroso tem o prazer de anunciar os vencedores e menções honrosas do concurso de fotografia "Olhar Barroso". Foram 51 pessoas a participar na primeira edição deste concurso de fotografia que ambicionamos que se torne uma tradição!

1.º lugar: "Tradicional matança do porco no Barroso, 2013, Paredes do Rio". Armando Reis
2.º lugar: "Chega de Bois". António Tedim
3.º lugar: "Entrudo da Misarela (3)". Carlos Elísio