Agenda Cultural

"Entre relevos e brumas - Serra do Gerês", Fafião

22/07/2021

Depois de passar por Montalegre, a exposição "Entre relevos e brumas - Serra do Gerês" do fotógrafo Mário Cunha, vai estar patente entre o dia 24 de julho e o dia 24 de setembro de 2021 no Ecomuseu de Barroso - Vezeira e a Serra, em Fafião, Cabril. 

Não perca esta exposição, garantimos que vale a pena. 

Tradições que nunca se perdem

22/07/2021

"Tradições que nunca se perdem" é uma exposição de João Félix, natural da aldeia de Codeçoso de Meixede e emigrado em Basel, Suíça. 

A exposição estará patente a partir do dia 24 de julho, sábado, no Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre. 

Visite-nos, estamos abertos todos os dias das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A entrada é gratuita. 

"Memórias"

15/07/2021

O Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre, apresenta a exposição "Memórias".

"Memórias" reúne um conjunto de obras de arte, de diversos materiais, que fazem parte do espólio do Ecomuseu de Barroso e que foram doados, ao longo dos anos, por variados artistas que passaram pelo museu, expondo a sua arte. 

Visite esta exposição de 31 de julho a 19 de setembro de 2021. 
A entrada é gratuita e pode-nos visitar, todos os dias, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.  

"Barroso: memórias e sonhos", de Amélia Santos

16/06/2021

É com um prazer enorme que o Ecomuseu de Barroso apresenta aos seus visitantes a exposição  "Barroso: memórias e sonhos" da artista barrosã Amélia Santos. 

A exposição irá estar patente na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre, entre 22 de julho e 26 de setembro de 2021 e contará com um leque de pinturas em óleo sobre tela dedicadas à nossa região, nomeadamente a cenas do dia a dia tanto do presente como do passado. 

Visite-nos de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A entrada é gratuita e nós temos todo o gosto em recebê-lo. 

"Olhar Barroso" 1ª edição em Covas do Barroso

04/06/2021

"Olhar Barroso" é uma exposição de fotografias resultante da 1ª edição do concurso com o mesmo nome. 

O concurso foi lançado em 2018 pelo Ecomuseu de Barroso e contou com imensas participações de onde resultou um leque de fotografias lindíssimas da nossa região que poderá ver, em julho e agosto, no Ecomuseu de Barroso - Casa Museu Quinta do Cruzeiro, em Covas do Barroso, Boticas. 

Visite, estamos abertos de terça a domingo das 10h00 às12h30 e das 14h00 às 17h30. 

"Olhar Barroso II", exposição na Borralha

04/06/2021

"Olhar Barroso: Parque Nacional da Peneda-Gerês, reserva da biosfera" é o resultado da segunda edição do concurso de fotografia realizado pelo Ecomuseu de Barroso. 

Nesta exposição reunimos um leque de fotografias dedicadas, como o próprio nome do concurso indica, ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, mais concretamente à zona inserida no concelho de Montalegre. 

A exposição esteve patente no Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre e no Ecomuseu de Barroso - Vezeira e a Serra, em Fafião (Cabril). 

"Outro ponto de vista" de João Flambó

05/05/2021

O Ecomuseu de Barroso tem o prazer de anunciar a exposição de fotografias de um "filho da terra": João Flambó. Um jovem barrosão com uma veia criativa muito interessante. 

Nesta exposição, intitulada "Outro ponto de vista", poderemos ver coisas simples do nosso dia-a-dia ao pormenor, ou então vistas de um modo diferente do qual estamos habituados a ver. 

Não perca de 14 de maio a 17 de julho de 2021, no Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre, junto ao Castelo.

"O Futuro do Burel" DIMS21

13/04/2021

"O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de Abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objectivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua protecção e valorização. Celebrando o património nacional, comemoramos também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.

 

Alma Mater

No dia do 80º aniversário do Padre Fontes (22 de fevereiro de 2020), o Ecomuseu de Barroso inaugurou a exposição permanente Alma Mater. Trata-se de uma visão biográfica que acompanha o trajeto de vida do mais importante e estimado barrosão do nosso tempo. O projeto tem como objetivo dar a conhecer a figura ímpar de António Lourenço Fontes. A vertente humana e religiosa, a veia jornalística e literária, bem como o seu trabalho antropológico e etnográfico entrecruza-se de forma subtil, desvendado um homem que é, essencialmente, um provocador e um agitador de consciências.