Olhar Barroso: Parque Nacional da Peneda-Gerês, reserva da biosfera

OLHAR BARROSO

No ano de 2018, no Ecomuseu de Barroso – Espaço Padre Fontes, em Montalegre, surgiu a ideia de se fazer um concurso de fotografia. Nesse ano, por iniciativa da Comissão Europeia, celebrou-se o Ano Europeu do Património Cultural e o Ecomuseu de Barroso participou com um concurso de fotografia, para assim contribuir para uma maior visibilidade da cultura e do património e para o reconhecimento da sua importância em todos os sectores da sociedade, daí o tema “Olhar Barroso”. Um tema que poderia incluir inúmeros registos fotográficos e em que os autores desses registos não se sentiriam “presos”.

Do Barroso fazem parte o concelho de Montalegre e Boticas e, como tal, o olhar iria recair nesses dois concelhos.
O resultado do concurso foi um sucesso. Tivemos imensos participantes que nos brindaram com registos fantásticos deste nosso pequeno paraíso na terra.
E foi esse resultado que nos deu motivação para continuar com o concurso de fotografia, transformando-o numa actividade habitual do Ecomuseu de Barroso. O tema mor será sempre “Olhar Barroso”, mas com um subtema sempre adjacente para variar e para desafiar a criatividade dos fotógrafos.

Em 2019 voltámos a lançar o desafio, desta vez com um tema mais restritivo: "Parque Nacional da Peneda-Gerês, reserva da biosfera" (a zona pertencente a Montalegre). Entendemos que o Gerês é um grande atractivo do nosso concelho e não hesitamos ao escolhe-lo como tema de 2019.
As participações foram surgindo ao longo dos meses do concurso e podemos-vos garantir que a qualidade das participações não para de nos surpreender. Os registos dos participantes mostram-nos novos olhares e estamos muito felizes com o resultado final.

Deixamos aqui o cartaz para a inauguração da exposição e entrega de prémios que desejamos muito poder cumprir (devido à situação actual do país e do mundo).
Neste momento as fotografias estão a ser avaliadas pelo júri (júri esse que iremos anunciar em breve).