Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes

A sede do Ecomuseu de Barroso está instalada na envolvente do castelo de Montalegre. Concentra as funções de natureza organizativa, com vista à dinamização e à gestão do “museu vivo”. Simultaneamente, serve como porta

de entrada na identidade de uma região - Barroso -, valorizando aquilo que esta tem de mais autêntico e genuíno: a população e o património, sem descurar a preservação dos conhecimentos técnicos, saberes locais e formação de valores.

Aqui, o visitante tem o primeiro contato com as diferentes realidades que integram a região, que se pretende que seja o aperitivo para a exploração in loco daquilo que antes lhe foi mostrado. Neste espaço é possível assistir a dezenas de documentários sobre a  tnografia local, encontrar mais de mil pontos de interesse numa maquete tridimensional, visitar salas sobre o território, gentes, quotidiano e os ciclos vitais.

Ao dispor dos visitantes, está uma horta pedagógica que faz as delícias dos mais novos. Sem esquecer a sala do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) para os amantes da natureza e a loja do museu para os apaixonados pelo artesanato local. Para que os locais se identifiquem com o espaço e o sintam como seu, o Ecomuseu de Barroso tem exposições temporárias.

Para conhecer mais sobre a fregueseia de  União de Freguesias de Montalegre e Padroso carregue neste Link