União das Freguesias de Cambeses, Donões e Mourilhe

donoes

Cambeses

Cambeses é uma das poucas povoações expostas ao cortante frio do setentrião, além de que, segundo a carta do Instituto Geográfico e Cadastral, de 1/50.000, é cortada a meio pela curva de nível dos 1000 metros de altitude, situação a que poucos lugares se alcandoram.
Encabeça, portanto, as freguesias ditas “do Rio”. Pode dizer-se que esta freguesia barrosã mantém um altíssimo nível de rusticidade e tipicismo bem próprios para filmes medievais a que até o seu orago se adapta com enorme propriedade. Com efeito, este mártir da Capadócia tem culto antiquíssimo na Península Ibérica. O ser advogado das mães que aleitam os filhos deve-se talvez ao facto de a mãe dele (Santa Rufina) o ter parido quando ela e o marido estavam na prisão, durante a perseguição do feroz e tresloucado imperador Aureliano, nos fins do terceiro quarteirão do século II.

Donões

Em Donões a Igreja de São Pedro, o castro, os moinhos, as capelinhas da Senhora da Peneda e de Santo Amaro onde resistem meia dúzia de sepulturas antropomórficas fixas destaca-se porque preserva com carinho e devoção exemplares magníficos dos habilidosos artistas, seus filhos gratos, os três Pintos de Donões.

Mourilhe

Os pirómanos que ainda por cá vão resistindo, damos como exemplo esta mártir povoação. No dia 4 de Abril de 1854, ficou reduzida a cinzas, a igreja incluída. Reconstruída por subscrição pública, em terras do Minho e Trás-os-Montes, voltou a ser devorada pelas chamas, em 4 de Julho de 1875, apenas se salvando desta vez quatro casas e a igreja!
O Aquilégio Medicinal dá notícia dos efeitos curativos da fonte desta Igreja que foi benzida “(consagrada) por São Braz” e produz milagrosas curas nas moléstias da garganta. Não conseguimos descobrir como é que o bispo Arménio São Braz cá teria chegado trezentos anos depois de Cristo, visto que foi martirizado, em 316. Em lembrança do seu martírio, as cardadeiras e tecedeiras escolheram-no para seu patrono e advogado das gargantas doentes. Por isso, se diz, quando a criança se engasga:
São Braz te desafogue
Já que Deus não pode!
Em tempos, Mourilhe foi Comenda de Cristo e levantava rendas em metade da povoação de São Pedro da freguesia de Contim.

Área: 45.6 km2
Densidade Populacional: 6.74 hab/km2
População Presente: 307
Oragos: S. Mamede (Cambeses), S. Pedro (Donões), São Tiago (Mourilhe).
 
Pontos turísticos:

  • Casa de colmo (Cambeses);
  • Castros do Picoto e da Cividade e Altar da Moura (Frades);
  • Castro, Cruzeiro, Santo Amaro, Senhora da Peneda (Donões);
  • Casa do Outão - agora Hotel Rural (Mourilhe);
  • Alminhas com Relógio de Sol (Sabuzedo).

 
Lugares da Freguesia: (5) Cambeses, Frades, Donões, Mourilhe, Sabuzedo.
 

Morada:
União de Freguesias de Cambeses do Rio, Donões e Mourilhe
Rua do Fundo de Vila, n.º 4
5470-041 Cambeses do Rio - Montalegre
Telefone: 933 868 470 
Email: [email protected]