Notícias sobre noticias

O Ecomuseu de Barroso - Casa do Capitão, em Salto, promove de 11 de novembro a 17 fevereiro 2024 uma exposição com o título "Al

Segunda, Outubro 2, 2023

Salto

Situado na Vila de Salto, uma das maiores freguesias do concelho, a Casa do Capitão é um bom exemplo das casas imponentes das famílias grandes e abastadas que deram abrigo a D. Nuno, o Santo Contestável, a quando do treino das tropas no monte da corneta.

Espaço vocacionado para a museologia da freguesia, com especial incidência na área etnográfica, a Casa do Capitão é também um lugar de oferta cultural com serviço de biblioteca, com acesso à Internet, serviços educativos e venda de artigos regionais. Tem um auditório para 50 pessoas que permite reuniões e colóquios, bem como a passagem de pequenos documentários representativos da vida barrosã.

Além do destaque dado à vida agrícola e à forte presença da raça barrosã, neste território, será prestada atenção especial à questão mineira, remetendo no futuro para um pólo das Minas de volfrâmio da Borralha.

Português, Portugal

O Ecomuseu de Barroso - Casa do Capitão em Salto tem patente, até ao dia 1 de outubro, a exposição "Árvores Vigilantes do Tempo" da autoria de Fátima Carvalho. Um conjunto de fotografias que não vai querer perder.

Visite!

Quarta, Julho 12, 2023

Português, Portugal

O Ecomuseu de Barroso - Casa do Capitão, em Salto, apresenta no dia 16 de março a exposição "As coisas da vida... a vida das coisas!", de Luís Pereira.

A abertura está marcada para as 15h00 seguida da actuação do grupo Trampolineiros de Vieira do Minho.

Não falte!

Segunda, Março 11, 2019

Português, Portugal

A exposição "As Ideias d'Alice" (que em 2019 passou pela sede do Ecomuseu de Barroso) estará patente no Ecomuseu de Barroso - Casa do Capitão, em Salto, até ao dia 22 de março de 2020.

Sábado, Janeiro 18, 2020

Português, Portugal

Depois de passar pelos polos do Ecomuseu de Barroso de Montalegre (Espaço Padre Fontes) e Boticas (Museu Rural), a exposição "Barroso: memórias e sonhos" da artista Barrosã Amélia Santos, vai estar patente no polo de Salto (Casa do Capitão).

Quarta, Junho 29, 2022

Português, Portugal

A exposição "Chegas de Bois no Barroso: a paixão deste povo" está patente no Ecomuseu de Barroso - Casa do Capitão, Salto.

Quinta, Junho 1, 2023

Português, Portugal

A exposição de fotografia "Entre Relevos e Brumas: Serra do Gerês" de Mário Cunha vai estar patente, a partir do dia 8 de fevereiro de 2022, no Ecomuseu de Barroso - Centro Interpretativo das Minas da Borralha.

Segunda, Fevereiro 7, 2022

Português, Portugal

"Esquesitóides e os parentes afastados" é uma exposição de desenhos e pinturas de Bárbara Celina, natural de Montalegre.

A exposição estará patente entre 27 de junho e 31 de julho no Ecomuseu de Barroso - Casa do Capitão, na vila de Salto.

Terça, Junho 23, 2020

Português, Portugal

Em abril celebra-se a Páscoa e com esta celebração vem a tradição da confeção do folar. Assim, de modo a manter viva esta tradição, miúdos e graúdos poderão aprender, no dia 5 de abril, com as senhoras das Minas da Borralha, a confecionar o seu próprio folar.

Terça, Março 21, 2023

Português, Portugal

"Fios de Luz", de Júlio Marques irá estar patente  no Ecomuseu de Barroso - Casa do Capitão, em Salto, de 18 de fevereiro a 21 de maio.

Visite-nos!

Sexta, Fevereiro 10, 2023