"Jacarandá" apresentado no Ecomuseu

O Ecomuseu de Barroso - espaço padre Fontes recebeu a apresentação do livro "Jacarandá", o mais recente romance de Francisco Duarte Mangas. Uma história do medo, da clandestinidade política, de afetos e traições. Para Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, é «um dos livros mais interessantes» que leu nos últimos tempos. Ao desvendar um pouco da história, Francisco Duarte Mangas referiu que este livro «é uma história sobre a clandestinidade comunista, no início dos anos 40» e demonstra «a generosidade do povo de Barroso no acolhimento a muitos refugiados».

A explicação da obra esteve a cargo de Henrique Barreto Nunes, que afirmou ser «uma denúncia de tempos muito difíceis que se viveram em Portugal durante o Estado Novo, um livro de resistência e coragem que deixa transparecer muita dor». Recorde-se que Francisco Duarte Mangas nasceu em Vieira do Minho, em 1960. É jornalista, poeta, ficcionista, com uma extensa e premiada bibliografia - Prémio Carlos de Oliveira, Prémio Eixo Atlântico de Narrativa Galega e Portuguesa e Grande Prémio de Literatura ITF.