"Conversas com História" em Vilar de Perdizes

O salão da casa do povo de Vilar de Perdizes encheu para assistir à XVI edição de "Conversas com História". A população fez questão de dinamizar a noite com os seus contos mas, também, com animação ao som de um instrumento musical tradicional, o realejo. Entre os presentes, esteve David Teixeira, vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, que salientou a importância destes desafios: «esta edição foi, mais uma vez, a prova de que devemos ir às freguesias porque estão ávidas de saber e de partilha».

MEMÓRIA E IDENTIDADE

O autarca mostrou-se muito agradado pela forma como o Ecomuseu foi recebido e pela forma como a autarquia participou nesta noite que «foi verdadeiramente um serão cultural». Na mesma linha, David Teixeira afirmou que «o Ecomuseu faz-se desta partilha de saberes e o mais importante é que as pessoas de Vilar de Perdizes e de Meixide ficaram com uma vontade enorme de contarem mais uma história ou acontecimento do passado». O número dois do executivo considerou ainda que «é assim que se afirma o orgulho de ser barrosão».
Por sua vez, José Dias Baptista disse que se tratou de «uma edição muito participada» e onde ficou surpreso com «a elevada presença feminina». O historiador defendeu ainda a necessidade em «agendar um outro serão com o tema "Os Caminhos de Santiago"».
Nuno Rodrigues, responsável do Ecomuseu de Barroso, disse: «já estávamos à espera de muita participação e com o empenho de toda a população foi uma grande noite».