“Carrilheiras de Barroso” 2014

As “Carrilheiras de Barroso” voltaram ao terreno, com mais de 200 participantes ao longo de dois dias de percursos. Este certame, promovido pelo Município de Montalegre através do Ecomuseu de Barroso, apresentou-se na décima primeira edição com um novo formato. David Teixeira, vice-presidente da Câmara Municipal, acredita que foi «experimentado um novo modelo, capaz de aliar uma atividade de natureza a uma iniciativa de cariz social». Dada a elevada adesão, David Teixeira acredita que foi uma «aposta ganha» e lembrou que «sempre que há união de esforços as atividades têm sucesso». Nessa linha, agradeceu «a todas as juntas de freguesia e associações que, sem qualquer pagamento, se juntaram a este evento». A mesma opinião foi partilhada por Nuno Rodrigues, em representação do Ecomuseu de Barroso. Este mostrou-se «muito satisfeito com sucesso alcançado» e salienta «que o número de participantes deste ano superou estatísticas de anos anteriores». Foram dois dias «onde a prática das caminhadas foi promovida e onde tudo correu dentro da normalidade, sem sobressaltos». Grato pelo empenho da organização, Nuno Rodrigues deixou palavras de apreço a «todos os parceiros que nos apoiaram, aos funcionários do Município e do Ecomuseu de Barroso e à Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes».

SOLIDARIEDADE

As “Carrilheiras de Barroso” apresentaram, este ano, uma novidade: a componente solidária. Os lucros do segundo dia de percursos reverteram a favor da CERCIMONT (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Montalegre). Esta ação teve o apoio e participação dos alunos da turma do 12º ano, do curso Profissional Técnico de Restauração, da escola Dr. Bento da Cruz. Adalgisa  Portugal, presidente da direção da CERCIMONT, agradeceu «a presença de todos» e fez votos de que «esta participação seja notada em próximas atividades».