Pelos Trilhos do Lobo Ibérico

O lobo-ibérico ou lobo da Península Ibérica é uma subespécie do lobo-cinzento (Canis lupus), que tem como particularidade o facto de o seu habitat se encontrar, atualmente, circunscrito às regiões do Centro-Norte e Norte.

No concelho de Montalegre, existe uma população do lobo-ibérico das mais estáveis a nível nacional. A atividade “Pelos Trilhos do Lobo-Ibérico” tem por finalidade dar a conhecer um pouco do habitat do lobo-ibérico bem como a relação entre a comunidade local e este espécime, já que ao longo do percurso é possível visualizar o fojo do lobo de Parada, enquadrado na tipologia fojo de Cabrita, de paredes circulares e com um grande rochedo no centro, tendo por objetivo a captura do lobo.

O percurso é de pequena rota, com cerca de 9 km de extensão e de nível de dificuldade médio. Inicia-se na aldeia de Pitões das Júnias (a cerca de 1220 m de altitude) e termina na aldeia de Parada (a cerca de 800 m de altitude), ambas integradas no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Destacam-se alguns pontos de interesse:

• Locais frequentados pelo lobo-ibérico (Canis lupus signatus)
  • Fojo do lobo de Parada, “Fojo de Cabrita”
  • Aldeia de Pitões das Júnias
  • Aldeia de Parada
  • Mosteiro Sta. Maria das Júnias
  • Cascata de Pitões
  • Carvalhal de Beredo
  • Silhas de ursos

Título:
Pelos Trilhos do Lobo Ibérico
(Ecomuseu de Barroso – espaço Padre Fontes)
Data:
Sujeita a marcação prévia. Inscrição Obrigatória
Descrição:
Percorra alguns dos trilhos do lobo-ibérico. Em Montalegre existe uma população do lobo-ibérico das mais estáveis a nível nacional, pelo que a partir de um percurso pedestre poder-se-á compreender um pouco da relação estabelecida entre a população local e o lobo, a partir da observação do fojo do lobo de Parada, “Fojo de Cabrita”. O percurso inicia-se na aldeia de Pitões das Júnias e termina na aldeia de Parada, ambas integradas no Parque Nacional da Peneda-Gerês, concelho de Montalegre.
Ponto de encontro:
Ecomuseu de Barroso – espaço Padre Fontes ou aldeia de Pitões das Júnias
Idade Mínima: 10 anos
Localidade:
Montalegre / VILA REAL
Número de participantes:
mínimo: 08; máximo: 25
Duração:
7h (a duração pode ser ajustada à disponibilidade dos visitantes)
Notas:
Os participantes devem levar calçado e roupa confortáveis, chapéu e protetor solar (dependendo da época do ano).

Data Inicio:
Quarta, Janeiro 15, 2014