VIII Trilho do Medronheiro

VIII Edição do Tradicional Trilho do Medronheiro.
Realiza-se no dia 27 de outubro, sábado, a oitava edição do tradicional Trilho do Medronheiro. Um convívio entre o povo de Fafião, aldeia comunitária inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês, amigos da Associação Vezeira e pessoas que pretendem conhecer uma extensão territorial natural de Fafião.

Esta viagem começa no Ecomuseu de Barroso - Vezeira e a Serra, em Fafião, e percorre algumas zonas da aldeia de enorme relevo histórico-cultural e tradicional, tais como a Eira da Galega, onde o povo mais humilde malhava os cereais; o Fojo do Lobo, armadilha do final do século XV para apanhar o lobo Ibérico (considerado o mais bem preservado da Península Ibérica). A viagem natural começa aqui, percorre um bosque trilhado encantado onde se podem apreciar as várias árvores e fauna autóctone e onde os Medronheiros se transformam por esta altura nos reis e senhores do território. Há ainda uma visão diferente sobre a Fecha de Barjas, frontal, de tirar a respiração e uma passagem onde o Rio Fafião converge no Cávado, as Dornas. Os amantes da natureza vão deliciar-se com a passagem pelos Montes de Baixo e Pau de Fio, onde o Lobo fazia sua habitação Sazonal quando as eras nos transportavam para uma Vezeira de mais de mil e seiscentas cabras. O término desta epopeia finaliza com um almoço tradicional onde as diversas iguarias do Baixo Barroso gastronómico são apresentadas à boa maneira da Vezeira. 

São 9,5km de boa disposição com o bom povo Fafioto.

Inscreva-se no link: https://goo.gl/forms/YXJG9oFZxke198pW2

O valor das inscrição €10,00 (dez euros) e pago durante o check in, no pólo do Ecomuseu de Barroso de Fafião, pelas 10h00.